terça-feira, março 08, 2005

Pró Sírio...


Uma pessoa tem de vez em quando de fazer uma pausa para reflectir naquilo que se passa à nossa frente...

Tenho aprendido com o tempo (ou com a idade) que muitas vezes é preferível esperar para ver, esperar para melhor estruturar o nosso raciocinio (mesmo que as pessoas que me conhecem não acreditem nesta versão)

Foi isso que fiz sobre o novo Governo. Tal como disse à poucos dias a uns amigos ainda não estava preparado para falar sobre as opções Socrateanas para o futuro do País.

E estranhamente continuo a não estar preparado porque continuamos a saber muito pouco.

À primeira vista o governo parece-me coerente com as necessidades do País, no entanto, não posso deixar de achar estranho a presença do suposto pró-sirio, anti-americano ou anti-bush que é o Freitas do Amaral.

Não quero para já fazer análises às qualidades do Dr. para desempenhar a pasta até porque nem sequer tomou posse.

Mas se esta presença é o preço a pagar pelo apoio durante a campanha… então é mau para o País e muito mau sinal para este governo. Se esta presença se deve à competência inequívoca do Dr. para os negócios estrangeiros… então é bom mesmo que isso assuste todos os que defendem a tradicional vertente transatlântica do país.

A esses tenho apenas de relembrar que à muito tempo que o País não tem vocação atlântica….

Relembro que durante muitos anos tivemos uma vocação muito isolacionista (se é que me faço entender…) e nas ultimas décadas temos estado mais virados para as nossas traseiras europeias do que para o atlântico.

Perdoar-me-ão estar a pôr-me em bicos de pés… mas que mal fez à Espanha opôr-se claramente aos nossos amigos americanos???

Sem comentários: