sexta-feira, fevereiro 11, 2005

No pântano... ou a caminho dele...


Mas afinal o que se passa com a nossa classe política???

Confesso-me cada vez mais confuso com a campanha que se têm vindo a verificar nos últimos dias.

O PSD renovado PPD-PSD... não conseguiu até agora articular a mais pequena ideia sobre o futuro do país e prefere promover uma campanha à base das imagens dos que "fugiram à três anos e agora querem voltar" e em frases cliché como "Contra ventos e marés" ou "Este, sabe quem é..." Os comícios em Castelo Branco ou em qualquer outra zona do país começam por criticar o José Sócrates pelo cabeça de lista, continuam a criticar o José Sócrates pelos barões do partido e terminam a criticar o José Sócrates pelo líder do partido. Tudo espremido não se consegue observar uma única ideia nova para o país. Será que o Dr. Santana Lopes está assim tão confiante do trabalho que fez nos últimos 4 meses que julgue não ser necessário apresentar propostas válidas nas suas acções de campanha???

O CDS-PP (os revolucionários do sec XXI) estão cada vez mais distantes do antigo ou presente parceiro de coligação a quem terão já roubado definitivamente muitos votos ao centro. Paulo Portas pode ter muitos defeitos mas é um rapaz inteligente e o discurso claramente direccionado para as famílias da classe média com o peso do factor estabilidade que trouxeram ao governo não é totalmente absurdo. O Dr. Pires de Lima é agora a pedra angular deste CDS-PP... são dele as ideias revolucionárias e o chavão renovado do PCP " assim se vê a força do PP" naquele comício parricida do palácio de cristal.

O PS de Sócrates vê-se novamente envolvido em mais um boato ou mais um escândalo agora com a historia do Freeport, mas ainda assim tem tido a inteligência de nas suas acções de campanha promover poucas ideias mas ideias concretas adequadas aos públicos que o ouvem... mas parece que depois de conquistado o centro se esquece que a maioria absoluta lhe pode fugir pela esquerda e não pela direita. Não se ouviu ainda uma única palavra ao Eng. Sócrates sobre o PCP ou sobre o Bloco de esquerda cuja campanha reside em corroer as possibilidades de maioria absoluta do PS. Será que o Eng. Sócrates está assim tão confiante da conquista da maioria absoluta que imaginou uma campanha sem adversários em que basta explicar os seus projectos para o país??? Ou estará antes a não hostilizar demasiado os partidos à esquerda pois estes podem vir a ser úteis no futuro??

O Bloco de esquerda segue a sua original mas já um pouco bafienta campanha recorrendo à tb já cansativa ironia de Louça.... Em que aposta o bloco??? Aposta em derrubar a direita ou em derrubar uma maioria do PS?? Eu sei que o BE tem expectativas de bons resultados mas lutar em duas frentes é capaz de não ser a melhor estratégia. Está a começar a faltar ao BE a pose de estado que sobre ao CDS-PP... pela primeira vez elaboraram um programa de governo verdadeiramente coerente e que teve oportunidade de ser elogiado pelo Senador Soares mas que logo de inicio preconiza 10 medidas para os primeiros 100 dias de governação que em nada fogem aos clichés do BE.

Jerónimo de Sousa tem vindo a revelar-se a surpresa positiva desta campanha. Talvez não nas ideias que são as mesmas de sempre num PCP ou CDU (se preferirem) que acabou de virar ainda mais à esquerda mas pela surpresa que o deputado operário constitui nesta campanha. Confessemos todos que não estávamos à espera que o homem fosse capaz de se expressar de forma tão clara, e que a mensagem dos comunistas conseguisse passar pelo meio do jargão marxista-leninista.

O que me preocupa....

O que me preocupa é o pântano do Guterres. Creio que o país não lhe fez a justiça necessária quando abandonou o cargo de primeiro-ministro para clarificar a vida politica nacional (equivalente à actual dissolução do parlamento) num desapego ao poder que infelizmente não consigo ver no PSD... Não podemos esquecer-nos que as autárquicas não são o mesmo tipo de eleições que as europeias em que o Durão + Portas conseguiram 28% dos votos e que ainda assim no final da noite eleitoral o Durão estava a dizer que tinha percebido o recado que os portugueses queriam deixar...

Mas entretanto esse tb já não está por cá e está envolvido em voos bem mais altos que o PSD insiste serem benéficos para o país.... Não, ele não fugiu... fez aquilo que à uns anos atrás diziamos de um jogador de futebol... "estávamos à beira do precipicio e demos o passo em frente..."

O que me preocupa é que os resultados do dia 20 resultem num país dividido com um PSD humilhado, um PS sem maioria absoluta apoiado no Bloco e no PCP e um CDS cada vez mais forte e cada vez mais a ocupar o lugar que julga pertencer-lhe por direito como principal partido representativo da direita à semelhança do que acontece em outros países europeus.

O bipartidarismo parece estar morto por isso tirem as conclusões que quiserem mas o panorama não me parece ser de fim da austeridade.

Sem comentários: