quinta-feira, abril 14, 2005

Só eu sei porque não fico em casa...

O Rossio tornou-se paragem dos “Bifes” desde o Euro 2004, tendo ficado para algum pessoal que então por lá passou como uma das imagens de marca do sucesso do evento: “ajuntamentos” de adeptos ingleses, álcool, gritarias e cantorias, sem no entanto se ultrapassarem os limites da festa saudável.

Há semanas foram vistos por lá mais alguns “Bifes”, antes de serem “despachados” pelo Sporting, e de novo se vislumbrou no Rossio essa imagem festiva do melhor que o futebol pode ser.
Hoje, além de algumas mesas das esplanadas repletas de cerveja, não se viram muitos ingleses do Newcastle no Rossio. É pena, embora na verdade, da visita deles, só esperamos que lhes agrade o passeio mesmo!

E de repente bate uma vontade forte de logo ir a Alvalade ao jogo, acirrada pela notícia de que ainda há bilhetes.
Mesmo que já não com a antiga determinação juvenil (quando saía de casa ao meio-dia para os jogos das nove!), às vezes o futebol ainda chama forte, principalmente quando evocado sob a aura do que tem de melhor (e não sob a “aurea mediocritas” de Vieiras que não comentam arbitragens, para logo discorrerem longamente sobre elas, de quase anónimos dirigentes leoninos que só sabem responder “à letra", sobre prendas douradas ou bípedes, ou de Pintos da Costa e companhia).

Enfim, desculpo-me com as ideias de que talvez só já haja bilhetes dos mais caros e de quem nem sequer trouxe cachecol (?!), e sigo em frente. Logo tenho as aulas no ISCTE, de que também gosto muito. Pois, mas quer-me cá parecer que vou à primeira aula e que depois vou desencaminhar uns colegas para irmos ver o jogo a qualquer lado, beber uns copos e talvez petiscar algo.

Por isso já sabem amigos, FORÇA SPORTING!
José Paulo Gonçalves

Sem comentários: