sexta-feira, fevereiro 25, 2005

Estou além

Não consigo dominar
Este estado de ansiedade
A pressa de chegar
P'ra não chegar tarde

Não sei de que é que eu fujo
Será desta solidão
Mas porque é que eu recuso
Quem quer dar-me a mão

Esta insatisfação
Não consigo compreender
Sempre esta sensação
Que estou a perder

Tenho pressa de sair
Quero sentir ao chegar
Vontade de partir
P'ra outro lugar

Vou continuar a procurar
O meu mundo
O meu lugar
Porque até aqui eu só:
Estou bem aonde não estou
Porque eu só quero ir
Aonde eu não vou
Porque eu só quero estar
Aonde não estou
Porque eu só estou bem
Aonde não estou

Antonio Variações, 1982

quinta-feira, fevereiro 24, 2005

And the winner is...


Como já anteriormente tinha dito aqui a Medeia filmes continua a surgir com grandes propostas de cinema.

Mais uma vez não deixam passar em branco a noite dos Óscares e realizam uma verdadeira maratona com alguns dos filmes candidatos à categoria de Melhor Filme e Melhor Filme estrangeiro.

A partir das 15h do dia 27 irá começar a maratona com destaque para a ante-estreia nacional do filme "O Segredo dos Punhais Voadores" candidato ao óscar de Melhor cinematografia.

Depois da maratona a partir da uma da manhã é possivel acompanhar a cerimónia em ecrã de cinema ou pela rádio na Antena3 que vai estar em directo do Quarteto.

A Antena3 está a dar convites ao longo da emissão.

Fantástico

E agora para algo completamente diferente...

Começa amanhã às 23h30, no Rivoli, no Porto, a Secção Oficial do 25º Fantasporto.

No entanto a organização tem vindo a eleborar uma série de propostas para comemorar os 25 anos do Festival que tem vindo a arrastar milhares de adeptos do filme fantástico às salas de cinema do Porto.

O programa completo e as actividades paralelas em http://www.fantasporto.com/

Bons filmes

Vindo do nevoeiro...

Que calmos são os dias que de repente chegaram a este país... como que a marcar a diferença começou a chover aos poucos e os portugueses parecem bem mais voltados para as suas vidas normais que para o tornado politico que já se fazia sentir à uns meses.

Acho, (aliás, espero) que estamos todos convencidos que as dificuldades não acabaram e que ainda não chegaram os tempos das vacas gordas mas esta tranquilidade é impagável.

Já é novamente possivel ver um noticiário com noticias a sério ou com os entretanto esquecidos casos da vida real que a TVI tanto gosta de nos mostrar.

Mas o tom desta campanha e o caminho para onde o Santana a queria levar, não me deixa concluir outra coisa que não seja o estado terminal do nosso tão famoso Sebastianismo.

Será que finalmente somos um povo diferente que não procura no nevoeiro o heroi de outros tempos que nos virá salvar???

Talvez...

terça-feira, fevereiro 22, 2005

Sentido de oportunidade...

Sentido de oportunidade teve Marques Mendes na noite das eleições ao anunciar ao país que esta derrota não era do PSD mas do Santana Lopes.
Falta de sentido de oportunidade teve Santana ao não se demitir e ao obrigar as vozes discordantes do partido a criticá-lo em vez de simplesmente se candidatarem à sua sucessão.
Sentido de oportunidade tiveram os assessores que Santana que dois dias depois do desaire e depois de muitas criticas internas o consegue convencer que o melhor é demitir-se e não se voltar a candidatar evitando arrastar para a lama o partido.
Talvez agora o PSD e não o PPD-PSD possa recuperar o lugar que lhe pertence na democracia portuguesa.
Vamos agora assistir ao desfile de candidatos ao lugar para tentarmos saber quem será o líder da oposição nos proximos quatro anos.

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

A derrota do bloco

Não haja enganos, o Bloco quase triplicou a votação e o número de mandatos e ainda assim perdeu as eleições.

É estranho mas não deixa de ser interessante as semelhanças de objectivos entre o PP e o BE nesta campanha. Enumerados que estão os 4 objectivos que Deus não permitiu o Portas atingir, importa lembrar que o BE tb não conseguiu ser a terceira força política nacional e não conseguiu, como pretendia, corroer a maioria absoluta do PS à esquerda.

Mas ainda mais importante é ver que na hipotese de uma coligação de governo à esquerda, o povo português preferiu votar na experiência e tradição dos comunistas do que na irreverência e protesto do Bloco.

O Ricardo Costa da Sic Noticias falhou no seu presságio da crise que iria ocorrer no Bloco após as eleições porque eles falharam o objectivo de se tornarem um partido do "arco da governabilidade".

Estado de (des)graça

Não, não foi só uma impressão que todos os portugueses tiveram quando ouviram ontem o discurso de vitória do Socrates. É mesmo verdade... o discurso tal como em muitos aspectos da campanha foi completamente vazio...
No entanto não nos permitamos a deixá-los entrar em estado de graça. O país não pode esperar mais devido ao seu estado de desgraça e ainda que com maioria absoluta é preciso meter mãos à obra.
Se assim não for estaremos atentos aos erros e vamos querer cobrar as promessas, e os telemoveis que ontem ajudaram a arrastar pessoas para votar voltarão a servir para marcar manifestações espôntaneas em São Bento ou em Belém.

Empate a 3 na Madeira

Segundo as informações dos gajos da estatistica e das contagens eleitorais o PPD-PSD Madeira tinha quase garantida a eleição de 4 deputados contra 2 do PS tendo em conta que nestas legislativas foi atribuido mais um mandato ao distrito madeirense.

Esta previsão manteve-se até à contagem das ultimas duas freguesias do Funchal que apesar de não terem feito o PS ganhar em votos acabaram por atribuir um empate em número de mandatos.

Consequência lógica: A capital mudará para o Machico ou para Porto Santo e algumas freguesias do Funchal vão deixar de ter àgua potável e eletricidade.

Os trotkistas


"Em qualquer país civilizado os democratas-cristãos não estão separados dos trotkistas apenas por um ponto e isso aconteceu em Portugal" (Paulo Portas)


Vá-se embora, vá-se embora Dr Portas porque este país está cheio de gente incivilizada que não o merece.

Apontamentos de noite eleitoral...

Como sempre as noites eleitorais deixam sempre raros momentos de televisão que não podem ser esquecidos. Deixo aqui alguns:

Reporter da Sic na sede de campanha do PPD-PSD - "a sala está cheia de apoiantes de Santana Lopes, amigos e ex-mulheres" - Parece que vieram num autocarro especial.

Senhora de meia idade à porta do hotel Altis - " O melhor do mundo é o José Socras" - Não me enganei, ela disse mesmo Socras.

No largo do Rato - "Sou do PS desde o inicio" - Eu tb sou do Benfica desde pequenino...




domingo, fevereiro 20, 2005

Assim se vê a força do PP

As noites eleitorais são sempre uma espécie de boa noite de cinema para a qual até se poderiam vender bilhetes.

Portas (que já antes de entrar no governo falava na existência de ciclos) demite-se num discurso coitadinho em que ficou claro que deus não esteve do seu lado no cumprimento dos seus 4 objectivos eleitorais, mas como que a pedir uma onda de fundo no partido que diga "paulinho fica, senão não temos mais ninguém porque o manel foi fundar outro partido"
Paulo Portas conduz o ciclo e a sua liderança à frente do partido da mesma forma inteligente que conduziu a campanha. Demite-se e condiciona o discurso do lider do antigo partido de coligação onde sabe nunca haverá uma onda de fundo para que ele fique.

Santana em mais uma manobra de vitimização que arrastará o (PPD) PSD para a lama, não se demite (certamente surpreendendo Portas) mas convoca um congresso extraordinário para se voltar a apresentar como combatente (começa a ser a única coisa que ele sabe fazer além de se vitimizar) onde poderá lavar a roupa suja com Cavaco.

Vitória

Vitória da esperança num futuro melhor e mais justo para todos, ainda que o caminho possa ser dificil.

Contagem decrescente...

Pronto... já está...

Já votei concluindo o longo processo de instabilidade que o país tem passado nos ultimos tempos.

Não pude deixar perder a oportunidade concedida pelas novas tecnologias para alertar umas dezenas de pessoas que não deviam ficar em casa independentemente da sua orientação de voto.

Agora só nos resta esperar até mais logo para as projecções e mais para o final da noite para os resultados efectivos...

sexta-feira, fevereiro 18, 2005

O estado (provisório) do país...


Fonte: Expresso

Sabedoria antiga...

"Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar"
Gaius Julius Caesar (100-44 AC)"

Reflexão

Procurei, procurei, procurei e pouco consegui encontrar... Mas não há mais tempo para esclarecimentos.
A pergunta que aqui tinha anteriormente feito às campanhas do PS e do PSD ficaram infelizmente sem resposta, e é pena porque a campanha foi pequena em ideias e muito grande em insultos. Talvez nos tenhamos de habituar a este estilo de fazer campanha e daqui para a frente tenhamos de assistir a exploração da vida pessoal dos candidatos.
Talvez já nas presidenciais se venha a explorar o currículo militar dos candidatos ou se já tiveram ou não um problema de bebida à boa moda americana.
"A verdade não mora aqui..." a frase é do mesmo reputado fiscalista (Dr. Medina Carreira) que disse que o orçamento não serve para nada além de aparecer nos jornais e referia-se nesta frase aos programas dos partidos que se apresentam a estas eleições. E é lamentável que assim seja, os programas são agora instrumentos de marketing que não deixam conhecer as verdadeiras intenções dos partidos.
De qualquer forma impõe-se uma decisão, e qual é a minha decisão? Tivemos já a prova de quais são as diferenças entre a esquerda e a direita nas questões principais que escapam a Bruxelas e que me furto aqui de voltar a comentar.
A única questão que se nos coloca é saber se queremos que nos continuem a governar os actuais ou se vamos dar oportunidade a outros.
Por isso é que a decisão de Sampaio tem a virtude de ser clarificadora.
Tendo em conta que economicamente estou convencido que os tempos vão continuar a ser sombrios coloca-se a questão de saber se politicamente queremos tb um país sombrio.
E para mim a resposta é clara. Não é possível continuar a alimentar um Primeiro Ministro ilegítimo e geralmente confuso. Não podemos continuar a permitir um governo autoritário em relação ao país mas negligente consigo mesmo.
Como estou ainda em dúvida quanto à urgente e prevista humilhação eleitoral do PSD, julgo que a única coisa de que não podemos arrepender-nos no futuro é de não termos dado o voto útil ao PS.
Acho que é muito provavel que BE tenha bons resultados e a CDU tenha uns resultados mais ou menos na onda do costume, mas não espero outra coisa de ambos que não seja viabilizarem um governo do PS caso este não tenha maioria durante os 4 anos da legislatura.
O país não pretende um novo PRD.

quinta-feira, fevereiro 17, 2005

O desafio da modernidade...

Finalmente estou esclarecido sobre quais os verdadeiros desafios tecnologicos que o país enfrenta.
Basta que os politicos passem a utilizar o teleponto e aviões particulares para que tudo melhore....
Não sei bem porque continuamos a ser um povo cinzento com uma tão inovadora classe política. Na realidade não os merecemos...

terça-feira, fevereiro 15, 2005

Viva a democracia

Quer se tenha gostado ou não, ou se tenha considerado esclarecedor ou não, o debate de ontem foi um triunfo da democracia sobre aqueles que preferem a demagogia e o insulto fácil.

Em tom de brincadeira ouvi já dizer que o debate entre Santana e Sócrates seria muito provavelmente o mais importante depois das duas horas que o Dr. Cunhal passou a dizer “olhe que não..., olhe que não...” ao Dr. Mário Soares naquele tempo do preto e branco e do vídeo-tape, mas na realidade não foi...

Este sim, revelou a totalidade das opiniões politicas recorrendo ao único critério possível em democracia que é o da representatividade parlamentar.

Comentários à parte e vitórias de quem quer que seja à parte, foi a democracia que ganhou.

Só nos resta demonstrar no dia 20 que a democracia está viva e tão consolidada como nunca.

Ainda que possamos não nos rever totalmente nos políticos que nos representam, temos sempre de nos lembrar que os elegemos para nos servirem e se não gostarmos do seu trabalho podemos tomar o lugar deles.
Só uma nota: A televisão pública tb ganhou em relação aquilo que os meios de comunicação privados julgam que os telespectadores querem ver.

Impactos ambientais???

Impacto ambiental?? toda a gente sabe que isso não existe... é como os pilhões...
Isso são manobras terceiro mundistas dos extremistas de esquerda....

segunda-feira, fevereiro 14, 2005

Um estado laico para politícos beatos

É normal que o país lamente a morte de uma idosa com 97 anos que representa para a maioria dos portugueses uma referência fundamental do Séc. XX. Até é normal que não sejamos indiferentes à morte de alguém que devotou toda uma vida a uma determinada causa quer se concorde ou não com ela.

O que não podemos confundir é que o Estado Português é um estado laico e por isso não existe uma religião de estado. Mas não parece ser este o entendimento de parte dos partidos politicos portugueses que tal como cancelaram a campanha eleitoral quando da morte de Amália voltaram agora a optar pelo cancelamento das acções de campanha.


Uma das vozes mais contestatárias mas tb mais fortes da igreja portuguesa (D. Manuel Martins) veio já criticar esta opção dos partidos.

Não posso deixar de lembrar que as imagens mais recentes da Irmã Lúcia são precisamente de quando saiu do convento para votar como fazia em todas as eleições.

O exemplo deveria servir de lição à nossa classe politica para que o esclarecimento dos portugueses estivesse à frente de potenciais ganhos religiosos.

Outra vez o Marcelo...

Como já anteriormente tinha dito aqui, o professor Marcelo ter-se-ia afastado em silêncio para dar oportunidade às novas fronteiras de Sócrates de se expressarem...

No entanto professor não sabe estar quieto e numa inovativa manobra publicitária assina contrato pela RTP e mostra-se disponivel para participar na campanha eleitoral criticando até os anteriores ex-presidentes do PSD por não fazerem o mesmo.

Ora está novamente instalada a confusão... Então o mesmo Governo que que ansiosamente pretendia o afastamento do Marcelo e que alegadamente terá metido o nariz na direcção de informação de RTP o que a levou a demitir-se, autoriza agora que o Marcelo vá lá fazer comentários??? Então e o contraditório???? (parece que está assegurado pelo António Barreto)

Na realidade o nosso primeiro terá permitido a ida de Marcelo para a RTP por saber que pelo menos até dia 20 ele não iria ter tempo de antena.

Mas compreende-se o valente susto que o Santana deve ter apanhado quando Marcelo se disponibilizou para a campanha eleitoral da forma que o primeiro achar melhor....

Santana deve ter pensado: O que é que este gajo quer?... ou ele vai aproveitar um comício para ainda me arrasar mais ou então ainda me quer tirar o lugar na corrida a Belém...

Valentine's


O dia mais fofinho do ano... tão fofo que até mete nojo...

domingo, fevereiro 13, 2005

Cinema para todos os gostos

O habitualmente critíco produtor de cinema Paulo Branco dá mais um passo para consolidar o seu projecto de levar milhares de apaixonados pela 7ª arte às suas salas.

O projecto da Medeia filmes sempre foi ambicioso. Enquanto continuavam a abrir novas salas de cinema com os habituais blockbusters do cinema americano, os cinemas da Medeia Filmes abriam salas tb para este género mas salas que foram dando cada vez mais espaço ao cinema português e a produções independentes da Europa ou do resto do mundo.

Agora para os cinéfilos mais viciados volta a inovar com o King Kard. Este cartão permite a preços muito vantajosos ver muitos filmes a um custo muito baixo. A sua única desvantagem é obrigar-nos ao pagamento de uma prestação mensal caso não paguemos o cartão na totalidade uma vez por ano.


De qualquer forma promete arrasar o mercado e pressionar a Warner Lusomundo a lançar um produto semelhante. Ficam com o site para tirarem as vossas conclusões.

http://www.medeiafilmes.pt/publicidade/novocartao.htm

sexta-feira, fevereiro 11, 2005

No pântano... ou a caminho dele...


Mas afinal o que se passa com a nossa classe política???

Confesso-me cada vez mais confuso com a campanha que se têm vindo a verificar nos últimos dias.

O PSD renovado PPD-PSD... não conseguiu até agora articular a mais pequena ideia sobre o futuro do país e prefere promover uma campanha à base das imagens dos que "fugiram à três anos e agora querem voltar" e em frases cliché como "Contra ventos e marés" ou "Este, sabe quem é..." Os comícios em Castelo Branco ou em qualquer outra zona do país começam por criticar o José Sócrates pelo cabeça de lista, continuam a criticar o José Sócrates pelos barões do partido e terminam a criticar o José Sócrates pelo líder do partido. Tudo espremido não se consegue observar uma única ideia nova para o país. Será que o Dr. Santana Lopes está assim tão confiante do trabalho que fez nos últimos 4 meses que julgue não ser necessário apresentar propostas válidas nas suas acções de campanha???

O CDS-PP (os revolucionários do sec XXI) estão cada vez mais distantes do antigo ou presente parceiro de coligação a quem terão já roubado definitivamente muitos votos ao centro. Paulo Portas pode ter muitos defeitos mas é um rapaz inteligente e o discurso claramente direccionado para as famílias da classe média com o peso do factor estabilidade que trouxeram ao governo não é totalmente absurdo. O Dr. Pires de Lima é agora a pedra angular deste CDS-PP... são dele as ideias revolucionárias e o chavão renovado do PCP " assim se vê a força do PP" naquele comício parricida do palácio de cristal.

O PS de Sócrates vê-se novamente envolvido em mais um boato ou mais um escândalo agora com a historia do Freeport, mas ainda assim tem tido a inteligência de nas suas acções de campanha promover poucas ideias mas ideias concretas adequadas aos públicos que o ouvem... mas parece que depois de conquistado o centro se esquece que a maioria absoluta lhe pode fugir pela esquerda e não pela direita. Não se ouviu ainda uma única palavra ao Eng. Sócrates sobre o PCP ou sobre o Bloco de esquerda cuja campanha reside em corroer as possibilidades de maioria absoluta do PS. Será que o Eng. Sócrates está assim tão confiante da conquista da maioria absoluta que imaginou uma campanha sem adversários em que basta explicar os seus projectos para o país??? Ou estará antes a não hostilizar demasiado os partidos à esquerda pois estes podem vir a ser úteis no futuro??

O Bloco de esquerda segue a sua original mas já um pouco bafienta campanha recorrendo à tb já cansativa ironia de Louça.... Em que aposta o bloco??? Aposta em derrubar a direita ou em derrubar uma maioria do PS?? Eu sei que o BE tem expectativas de bons resultados mas lutar em duas frentes é capaz de não ser a melhor estratégia. Está a começar a faltar ao BE a pose de estado que sobre ao CDS-PP... pela primeira vez elaboraram um programa de governo verdadeiramente coerente e que teve oportunidade de ser elogiado pelo Senador Soares mas que logo de inicio preconiza 10 medidas para os primeiros 100 dias de governação que em nada fogem aos clichés do BE.

Jerónimo de Sousa tem vindo a revelar-se a surpresa positiva desta campanha. Talvez não nas ideias que são as mesmas de sempre num PCP ou CDU (se preferirem) que acabou de virar ainda mais à esquerda mas pela surpresa que o deputado operário constitui nesta campanha. Confessemos todos que não estávamos à espera que o homem fosse capaz de se expressar de forma tão clara, e que a mensagem dos comunistas conseguisse passar pelo meio do jargão marxista-leninista.

O que me preocupa....

O que me preocupa é o pântano do Guterres. Creio que o país não lhe fez a justiça necessária quando abandonou o cargo de primeiro-ministro para clarificar a vida politica nacional (equivalente à actual dissolução do parlamento) num desapego ao poder que infelizmente não consigo ver no PSD... Não podemos esquecer-nos que as autárquicas não são o mesmo tipo de eleições que as europeias em que o Durão + Portas conseguiram 28% dos votos e que ainda assim no final da noite eleitoral o Durão estava a dizer que tinha percebido o recado que os portugueses queriam deixar...

Mas entretanto esse tb já não está por cá e está envolvido em voos bem mais altos que o PSD insiste serem benéficos para o país.... Não, ele não fugiu... fez aquilo que à uns anos atrás diziamos de um jogador de futebol... "estávamos à beira do precipicio e demos o passo em frente..."

O que me preocupa é que os resultados do dia 20 resultem num país dividido com um PSD humilhado, um PS sem maioria absoluta apoiado no Bloco e no PCP e um CDS cada vez mais forte e cada vez mais a ocupar o lugar que julga pertencer-lhe por direito como principal partido representativo da direita à semelhança do que acontece em outros países europeus.

O bipartidarismo parece estar morto por isso tirem as conclusões que quiserem mas o panorama não me parece ser de fim da austeridade.

quarta-feira, fevereiro 09, 2005

Perguntas aos líderes do PS e do PSD


Nesta altura conturbada da nossa vida política e porque quero genuinamente saber quais as opiniões dos principais lideres partidários... resolvi endereçar-lhes um e-mail pelos seus blogs.... Aqui fica o e-mail em versão reduzida.


Boa noite,

Tenho 29 anos e considero-me um cidadão português bastante interessado na vida politica em geral e principalmente nas soluções que os partidos políticos preconizam para o País.

Gostaria portanto de lhe colocar algumas questões sobre matérias concretas que me têm vindo a levantar dúvidas no vosso programa e intervenções públicas. (...)

(...) esta mesma pergunta será igualmente endereçada ao outro candidato com possibilidade de formar Governo e terei todo o gosto (caso o autorize) de publicar as respostas no meu modesto blog (sim, toda a gente tem um blog...) em www.joseraposo.blogspot.com

Vamos às perguntas mais em formato de comentários:

1 - Vejo com algum interesse algumas opiniões que têm vindo a ser veiculadas pela comunicação social sobre a produtividade do país e dos seus trabalhadores. Nos mais variados quadrantes políticos existem diversas opiniões sobre este assunto mas tenho em crer que apesar da nossa produtividade ser ainda baixa, é uma das que mais cresceu na Europa dos 15. A minha pergunta vai no sentido de saber se considera a produtividade em sentido estrito - mais e mais depressa - ou se pelo contrário considera que estamos numa posição em que não podemos fazer apenas mais mas - mais e bastante melhor -. Isto porque como certamente concordará comigo a falta de produtividade do país e a falta de qualidade de muitos dos nossos produtos está na maior parte das situações relacionada com a má organização do trabalho ao invés do que muitas vezes se diz sobre a capacidade dos trabalhadores portugueses. Acha V. Exa. que a solução do problema da produtividade está na flexibilização das leis laborais e de salvaguarda social com recurso a alterações constitucionais ou na tomada de medidas que levem o patronato a melhor organizar-se, a tornar-se menos burocrático, inovando e criando soluções que não passem por andar de mão estendida ao governo? Entende ser possível a criação de institutos (eficazes) de apoio à organização empresarial que não passem pelo simples adiar de problemas que os subsídios acarretam?

2- Segundo creio já se fala em rever o pacto de estabilidade europeu à algum tempo em particular depois de países como a França e a Alemanha o começarem a quebrar. As razões pelas quais estes países o quebraram são bastante diferentes das nossas. Por cá temos um Estado demasiado gordo e pouco funcional e quem muita gente faz a mesma coisa ou onde o custo de um simples impresso é tão maior quanto maior for o numero de assinaturas, carimbos e repartições por onde passe. No entanto depois da nossa entrada para o Euro (momento em que calculo as nossas contas estavam equilibradas) fomos já ultrapassados pela Grécia, país que orgulhosamente indicávamos como o exemplo a não seguir até porque os tínhamos ultrapassado. A Grécia tem neste momento uma elevada (pelo menos por comparação com a nossa...) taxa de crescimento, os salários aparentemente crescem acima do valor da inflação e parece haver um novo dinamismo económico impulsionado pelos jogos olímpicos do ano passado. Mas esta mesma Grécia acaba de ser multada pela comissão europeia encabeçada pelo Dr. Durão Barroso em virtude de uma análise incorrecta de défices excessivos nos últimos anos. A minha pergunta pretende que V. Exa. me esclareça e a todos os que possam consultar o meu blog (um máximo de 5 ou 6 pessoas...) se a nossa excessiva paranóia com o défice não nos terá deixado para trás pois a falência das finanças públicas criou um brutal travão ao consumo privado. Ou seja, não teria sido melhor corrermos o risco de sermos multados por Bruxelas num determinado ano mas ainda assim fazer as reformas necessárias à criação de um estado protector mas mais magro em vez de recorrermos às constantes receitas extraordinárias que lesam o estado por alienação do "nosso" património? E teremos aproveitado bem o fenómeno Euro2004?

3- Julgo que durante a última legislatura foram autonomizados os hospitais públicos com o objectivo de melhor gerir cada unidade o que provavelmente será bastante mais eficaz do que gerir o serviço nacional de saúde como um todo. No entanto o que importa saber é qual a prioridade para a nossa saúde. A prioridade reside em permitir que todos os portugueses possam de forma tendencialmente gratuita aceder aos melhores cuidados de saúde com a maior rapidez possível, ou se a prioridade é cortar nos custos. Julgo que eu e todos os portugueses não podem considerar aceitável que se percam vidas porque não há meios de assistência suficientemente rápidos ou porque existe algum tipo de terapia algures mas que ainda não está disponível em Portugal. Considero também inaceitável o grave problema da formação de clínicos portugueses. (...)

4 - Muito se tem falado de pactos de regime e a haver algum parece-me essencial que ele possa ocorrer na Educação. Certamente tem conhecimento, como tantos portugueses começam a ter, que estamos a anos-luz da formação fornecida noutros países. Neste momento temos cada vez mais licenciados em cursos que em nada servem o país, e os que não são doutores cada vez mais engrossam uma força de trabalho não qualificada mas que faz de tudo um pouco. Recordo-lhe um estudo lançado à uns anos atrás que dava uma percentagem muito elevada de iletrados e que ia ainda mais longe e indicava uma também bastante elevada percentagem de portugueses que não conseguiam desempenhar qualquer tarefa de carácter técnico. Ora num país cada vez menos rural isto é uma situação preocupante. A educação básica é bastante fraca e o reflexo dela vê-se todos os dias nas universidades. Considera que devemos continuar a aferir da qualidade dos nossos estudantes de acordo com a cultura de livros que conseguem obter ou de acordo com a capacidade de raciocínio que desenvolvem com as ferramentas que lhes são fornecidas? Considera que a aposta na educação deverá estar ligada à quantidade que cursos disponíveis ou à quantidade de cursos de profissões que o país precisa e que de certa forma possam garantir um emprego?

Estas são apenas algumas das minhas dúvidas que sinceramente gostaria que me esclarecesse

Desde já o meu Obrigado

Cumprimentos
José Manuel Raposo