sexta-feira, junho 01, 2007

O que fazer da TVI?

Como é que se pode imaginar a continuidade do projecto da TVI com este tipo de relatórios internacionais? Não pode.
O canal que mais espreme o sangue, mesmo onde ele não existe, não é compatível com esta ideia absurda de sermos o nono país mais seguro/pacifico dos 121 analisados.
Será que vão acabar as criancinhas doentes, a violência urbana, as agressões e os homicídios? Se isso acontecer o que vai dar a TVI nos seus inúmeros espaços dedicados à decadência humana? Vai ser difícil para a estação de Queluz e nem os espanhóis, nem o Pina Moura, vão conseguir salvá-los.
Brincadeira, claro. Mas este é um interessante relatório sobre nós. Como quase sempre, vendo de fora, este país acaba por ter mais piada e são quase sempre os estrangeiros que reconhecem as nossas maiores qualidades.
Claro que somos pacíficos, Claro que somos seguros. Já todos sabíamos disso, mas ainda assim insistimos em permitir que se alimente a ideia que quase não podemos pôr um pé na rua sem que sejamos atacados por um qualquer grupo infantil pretendente a gang profissional, que vive à conta dos auto-rádios que rouba para alimentar o vicio dos caramelos.
Temos problemas como a maior parte das civilizações ocidentais, e mesmo que tenhamos a mais incompetente das polícias (a ver pela Sky News), estamos longe dos índices de perturbação social interna ou externa que existem noutros países.
Além disso estamos longe da possibilidade de qualquer conflito armado. Estamos longe de toda a gente, o que para estas coisas é sempre positivo, estamos numa Europa que nos integra e numa NATO que basicamente nos protege. Não fazemos mal a ninguém e talvez por isso ninguém nos tem querido fazer mal nenhum.
Vejamos o exemplo dos nossos amigos espanhóis. Se porventura houvesse um iminente projecto de anexação de Portugal pelos hermanos, reserva mental que também gostamos de alimentar, o nosso lugar nunca seria o nono. Já a classificação espanhola (21º) deriva mais de condições específicas das diferentes “nações” espanholas e da ameaça terrorista do que de um ambiente generalizado de insegurança.
Um interessante aspecto deste relatório é ver todas essas arrogantes nações que dominam o planeta, nas ruas da amargura deste índice. Outro aspecto importante e tido em conta na análise, têm a ver com o rendimento individual e o nível de escolaridade. Que é como quem diz se ganhássemos mais e tivéssemos mais educação poderíamos ser o primeiro. Quem diria…

Sem comentários: