segunda-feira, junho 18, 2007

Soma e segue

Como já tínhamos por aqui falado sobre aquele moço das ganzas no médio oriente, e do outro electricista (este no Dolo) que foi avisado do mandato que contra ele existia na arábia saudita, eis que voltam os portugueses totós.
Desta vez ainda mais totós. É muito interessante esta forma de ser em que passamos a vida a dizer mal do país em que vivemos, mas conseguimos exercer da maior sobranceria em relação a outros povos e realidade no pior dos sítios, que é na casa deles.
Alguns dirão ou pensarão que muito boa gente também vem aqui ao burgo tratar-nos com sobranceria. É verdade mas convenhamos que esses não portugueses e para este registo não me interessam para nada até porque quase sempre estamos prontos a ser humilhados desde que seja cá dentro.
A ideia, a meu ver, totalmente descabida de subir a um poste para roubar uma bandeira, desconhecendo claramente o contexto cultural do país em causa, já para não dizer que não há nada que os ditos letões digam que seja compreensível para o ouvido português, não me parece infantil como disseram os jovens portugueses nas sempre interessantes chegadas à Portela, é na realidade cretino. Provavelmente tinham acabado as bandeiras magnéticas para o frigorifico lá na praça.
Aos poucos vamo-nos tornando estúpidos. E ainda que sejamos pobres somos muito mais ricos que muitos outros e portanto abriu-se um enorme possibilidade de sermos cretinos em imensos sítios do mundo.
Depois resta-nos queixarmo-nos e dizer que o MNE não fez tudo para nos livrar da nossa cretinice.
Volto a frisar por aqui que o MNE tem, e creio que há muitos e longos anos uma página na Internet dedicada a informações sobre países para onde os portugueses viajam, que obviamente não é consultada.
Ainda assim não posso deixar de notar o tipo de ambiente que os países de leste que entraram na União vieram trazer a esta Europa. A que custo se avançou para o alargamento e o que este tipo de nacionalismo bacoco pode prejudicar todo o continente. Mas isso são contas de outro rosário...

Sem comentários: