quarta-feira, maio 25, 2005

O Monstro I

Sou um rapazinho novo mas recordo-me bem que a actual paranóia do défice não existia aqui à alguns anos até porque era fundamental a um país em vias de desenvolvimento a possibilidade de recorrer à divida externa para se desenvolver.

Assim foi nos anos da maioria absoluta cavaquista em que a palavra de ordem era não nos arriscarmos a um aumento da inflação, mas o pobre do défice estava esquecido nessa altura.

Agora a palavra de ordem é o défice e o efeito que ele tem na economia.

Isto trocado por miudos (num registo tipo Bagão Felix) quer dizer que gastamos mais do que aquilo que recebemos.

Esta realidade é uma constatação de um facto lógico para a maioria das familias portuguesas. Não podemos esquecer que a estagnação do mercado do arrendamento nos obrigou à contingência de irmos todos a correr comprar casa seja para pagar em 30, 40 ou 50 anos. E não podemos tb esquecer que já fomos os orgulhosos detentores desse recorde de desenvolvimento, que era o maior número de videos per capita da Europa....

O nosso problema actual é que quando podiamos ter um défice muito jeitoso, que permitia a injecção de grandes volumes de capital na economia, não fizemos nada para prevenir que quando chegasse o tempo das vacas magras as coisas não fossem dificeis. E as vacas magras acabaram por chegar....

Palvras sábias as do nosso Presidente, ontem no japão, em que disse que este problema estrutural não era um problema novo e era aliás uma caracteristica histórica dos portugueses.

Recordemo-nos todos que em diversos momentos da nossa historia estivemos perto da falência e que pelo menos numa dessas ocasiões houve alguns que acharam melhor ceder a independência do país a estrangeiros porque isso abria boas oportunidades de negócio....

Depois do discurso da tanga (discurso percurssor da nossa desgraça e do inicio da recessão) estamos de novo numa situação de "choque" e "estupefacção".

Vamos ver esta tarde se as milhares de sugestões dos economistas, nos milhares de debates já realizados nos canais de tv sobre este assunto, encontraram eco na maioria absoluta do PS.

Será que é desta que se fará alguma coisa ao monstro que consome 60% do que nós produzimos???

A ver vamos....

Sem comentários: