sábado, janeiro 31, 2009

CITIUS

O CITIUS parece colocar em causa o normal funcionamento da justiça. Não garante que os magistrados trabalhem e decidam de forma independente e mais importante está aberto à manipulação do poder politica porque o sistema tem portas abertas… aos advogados e a outros funcionários da justiça. Para mais não é aceitável (para alguns juízes), que uma portaria do governo os obrigue a utilizar uma aplicação informática que alguns recusam utilizar.
As resmas de papel amontoado nos corredores do tribunal, transportadas em carrinhos com rodinhas pelos corredores e de uns tribunais para os outros, ao lado de arguidos, réus, advogados, testemunhas, entre outros agentes da justiça, parece-me claramente menos susceptível de manipulação do poder politico, ou já agora, caso se tenham lembrado, de alguém menos bem intencionado, mas não pertencente ao poder político.
Bem hajam os juízes portugueses, que como sempre continuam na linha da frente da inovação tecnológica, para não irmos mais longe...
Há algo neste post relativo ao post anterior... Será que afinal os políticos tentam investir na justiça mas encontram uma resistência anormal das magistraturas?
A título de exemplo, os 261 volumes com mais de 62 mil páginas e os 570 volumes de apensos do processo Casa Pia caberiam todos num ou dois DVD.

Sem comentários: