quarta-feira, maio 16, 2007

Banho-maria

Banho-maria é um método utilizado tanto na cozinha como em laboratórios químicos e na indústria (farmacêutica, cosmética, conservas, etc.) para aquecer lenta e uniformemente qualquer substância líquida ou sólida num recipiente, submergindo-o noutro, onde existe água a ferver ou quase. O processo recebe o seu nome em honra da famosa alquimista, Maria, a Judia. Neste processo, as substâncias nunca são submetidas a uma temperatura superior a 100º C, já que a partir dessa temperatura, todo o calor transferido para a água é convertido em energia cinética nas moléculas da água, formando-se vapor de água.

Banho-maria é também o estado em que por estes dias se encontra a minha a actividade blogosférica, com a falta de tempo que se me acometeu de repente. Tal como noutras alturas, é apenas uma fase e assim que possível voltarei ao registo habitual.

Até lá umas mousses de chocolate são capazes de compensar a ausência :)

2 comentários:

Nuno Guronsan disse...

Vê lá se convidaste...
:(

o anónimo do costume disse...

Guronsan, não sejas invejoso! Porque não fazeres tu mesmo uma, ao chegares a casa? Foi o que eu fiz... e na receita só para 2 reduz-se os ingredientes em 50% e come-se metade do chocolate de imediato! ;-)