quinta-feira, maio 03, 2007

Sarkozy a caminho do Eliseu

Por mais que isso possa não me agradar, apesar de não ter nada a ver com isso, Sarkozy é bem capaz de estar já com um pé na soleira da porta do palácio.

Royal não conseguiu fazer vingar as suas ideias no debate se bem que começo a questionar se tem algumas que escapem às originais, mas inverosímeis soluções que parece encontrar para os problemas. Todo o debate parece uma espécie de declaração final onde se pretende meter tudo de uma vez. Sarkozy tem um discurso mais organizado, parece mais calmo e mais coerente e naturalmente paternalista e arrogante. Lamentável a gestão que ambos os candidatos fazem do medo da violência e da delinquência em França. De tal forma que a páginas tantas os candidatos se degladiavam pelo objectivo de dar maiores penas aos delinquentes sexuais, qualquer coisa próxima do disparate de alguns sistemas jurídicos do tipo três penas perpétuas sem possibilidade de visitas e com direito a castração e as partes fervidas em óleo quente. Muito triste.

Quanto à economia, o tradicional na actual Europa. A luta entre o que fazer ao estado social e ao preço que ele cada vez mais tem nos orçamentos de estado e o tradicional défice. A maioria das propostas são as que estão em debate em Portugal sem qualquer novidade, embora Royal não consiga explicar onde vai buscar o dinheiro. Estranhamente por aquele lado ainda parece ser objectivo o pleno emprego e Sarkozy acredita no crescimento pelo aumento do consumo privado... Deve ser das economias de escala... Flexisegurança, duração do trabalho e as reformas também são temas que nos são muito próximos.

Nenhum faz a mais pequena ideia do que fazer à juventude e à lei do primeiro emprego.

O ambiente, pobrezinho, enche a boca dos candidatos mas parece que tudo passa por taxar os estrangeiros que poluem, números e mais números e a questão nuclear.

Uma discussão de dedo em riste sobre um tema que aparentemente não seria o principal do debate. O dramático exemplo de como a Turquia jamais entrará na União Europeia e de resto o que já sabíamos um pouco em todo o mundo sobre as ideias de imigração de cada um dos candidatos.

Alguns blogs franceses parecem indiciar que Royal pode ter ganho, e a sondagem do Le Monde também, especialmente por causa daquela coisa da imoralidade política, onde Royal mostrou as garras arrastou Sarkozy ao tapete e mordeu-lhe diversas vezes, no campo (que conhece melhor) da consciência social. Mas eu não estou convencido.

Royal perde estas eleições porque não fez a necessária ponte com uma França que se chega à direita, mas antes preferiu manter o dogmatismo de todas as bandeiras da esquerda, acabando por entrar inconsequentemente nos temas favoritos e nos fantasmas agitados pela direita, onde não está preparada e apenas pode perder por comparação. Sarkozy ganha porque conseguiu provar que afinal é mais do que o grande disciplinador dos imigrantes e da violência e que tem na realidade uma resposta para problemas mais vastos mantendo ainda assim o essencial do estado social.

A Europa ficará irremediavelmente condicionada pela agenda Sarkozy e a França bem se pode preparar para o aumento da contestação social.

Sem comentários: