quarta-feira, junho 07, 2006

Uma questão de princípio

A democracia está permanentemente ameaçada pela arrogância daqueles que a imaginam eterna e por aqueles que se aproveitam dela para veicular ideias que na sua génese visam a sua destruição.

Mas a democracia é um conjunto de valores constitucionais à volta dos quais uma sociedade se organiza social e politicamente. Dessa forma é perfeitamente compreensível que uma sociedade não aceite, ou não tenha querido aceitar no momento da sua constituição, o princípio (ainda que democrático) de permitir ideologias que ameacem a continuação dessa mesma sociedade, tal como o fazem todas as ditaduras.

É um princípio de sobrevivência das sociedades democráticas contra aqueles que as pretendem destruir por oposição às sociedades ditatoriais onde estes mecanismos não servem para proteger a sociedade, mas sim o poder.

Não permitir formas de implosão auto-infligida não torna uma sociedade mais fraca. Apenas evita que ela possa ser destruída pelo interior com recurso aos instrumentos legais que as distinguem das ditaduras.

2 comentários:

Anónimo disse...

Exactamente! Por uma questão de princípio...

cuotidiano disse...

Mário Machado, o dirigente da Frente Nacional preso (mas entretanto libertado com "TIR"),foi o organizador de manifestações recentes em Lisboa contra a criminalidade alegadamente desencadeada por imigrantes.

Curiosamente, esse senhor é (pasme-se!)segurança de profissão e foi condenado em 1997 a uma pena de prisão de quatro anos e 3 meses por envolvimento na morte de Alcino Monteiro - crime ocorrido em 1995, no Bairro Alto e que, além dele, fez condenar mais de uma dezena de "skins".

Mais uma vez curiosamente, o mesmo senhor está actualmente também a ser julgado no Tribunal da Boa-Hora, Lisboa, por extorsão, dois crimes de sequestro (um deles do advogado)e posse ilegal de armas.

Ou seja: Assassínio, extorsão, sequestro, posse ilegal de armas...E criminosos são os imigrantes???