quarta-feira, julho 05, 2006

Bamos lá Cambada


Na melhor das hipóteses este será um país em festa até domingo, e nessa altura jogadores e bloggers arrumarão as botas pelos menos por mais dois anos, até à data em que se desfraldarem novas bandeiras nas janelas.
O futebol é o futebol e não vale a pena tentar ser particularmente racional. Eu nem sequer gosto muito de futebol e nem sequer tenho paciência para aqueles jogos do Tirsense com o Rio Ave, nem imagino que alguém consiga ver este tipo de jogo até ao final.
Muito se falou sobre nacionalidade e sobre orgulho, ou sobre a forma como selecção e país se confundem ou, como eu imagino, não se confundem.
De qualquer forma isto tudo passará em breve, com taça ou sem taça, e todos poderemos voltar às nossas vidas normais e todos os furiosos comentadores liberais podem voltar a brilhar até porque não necessitam de partilhar o seu espaço com o Deco, o Figo ou o Cristiano Ronaldo.
E quando todos voltarmos à nossa vida normal iremos perceber que um mês de alienação, afinal não fez assim tão mal.
Nesta altura é importante celebrar os portugueses que um pouco por todo o mundo, mas principalmente na Alemanha deram cor ao campeonato, com o verde, vermelho e amarelo nacionais, de forma divertida e civilizada, fosse com garrafões, com proeminentes bigodes e barrigas ou com sardinhas e chouriço. Num derradeiro esforço de apoio popular à tarefa de hoje dos nossos jogadores contra aqueles "demoníacos" gauleses, que esperamos não possuam a famosa poção mágica do Asterix, resolvi reconfigurar a nossa bandeira como ela popularmente deveria ser. Manjericos e cravos vermelhos acompanhados dos nossos habituais símbolos...
Boa sorte para a Selecção.

Sem comentários: