segunda-feira, julho 31, 2006

A cartilha do bom comportamento

Há algum tempo atrás tive oportunidade de falar aqui da estranheza que me causava o comportamento de alguns ocidentais em terras que não as suas, e mais concretamente do jovem cineasta português fumador de ganzas no Dubai. Também já por uma vez no Dolo falei também sobre este assunto na vertente do português (entretanto regressado da prisão em Oman) que acusa tudo e todos de nada terem feito por ele... apenas o avisaram que seria preso se insistisse em embarcar com destino ao médio oriente...

Disse então: "O que Ivo Ferreira pretende é que o Governo Português faculte informação dos países onde os portugueses se podem drogar à vontade. Não fosse o alheamento do Ivo da realidade (tão característico em artistas para quem tudo o resto que nós os comuns mortais fazemos é um bocado trivial e irrelevante...) e teria preparado devidamente a sua viagem com a consulta na Internet à página do MNE - Informação aos viajantes, onde indica claramente e há bastante tempo que o "consumo de estupefacientes é fortemente punido" no Dubai."

Hoje o ministério dos negócios estrangeiros através da secretaria de estado das comunidades, divulgou uma iniciativa que julga vai pôr cobro a este tipo de situação hedionda em que portugueses, que toda a gente sabe são uns tipos pacholas e que só se querem divertir são maleficamente perseguidos pelos seus hábitos naqueles países, os quais quase não conseguimos pronunciar o nome.
Um pequeno caderno do que os portugueses podem e devem fazer no estrangeiro. Uma lista dos direitos e deveres dos portugueses quando viajam (preferencialmente em lazer) do qual será distribuído 1 milhão de exemplares nos aeroportos.

Mais uma boa iniciativa em que o Estado se substitui à capacidade dos seus cidadãos de se organizarem sozinhos.
Melhor seria que o dinheiro fosse investido em proteger portugueses que são escravizados por exploradores sem escrúpulos noutros países da União Europeia, em vez de esclarecer aqueles que têm poder de compra para irem para a praia numa qualquer estância balnear de um pais em vias de desenvolvimento.

1 comentário:

Nuno Guronsan disse...

Ainda bem que somos todos uns mentecaptos e que temos um Estado-Mãe que nos providencia sempre o seu seio acolhedor e repleto de lactose fácil e barata... Chiça, penico, não há pachorra!!!