segunda-feira, julho 10, 2006

The End

E pronto acabou-se. Como é que vamos sobreviver sem intermináveis horas de futebol e análise pós-futebolistica na televisão? Como é que vamos sobreviver sem o ardor patriota do último mês?
Enfim... vamos tentar. Vamos lavar as bandeiras e arrumá-las, porque 2008 está quase aí e as coisas até nos correram bem.
O balanço é positivo e apesar de tudo o que se tem escrito, o país não entrou em histeria colectiva em nenhum momento, ou melhor, tivemos uma histeria aceitável. Nem sequer no regresso da selecção, que ao domingo proporcionaria grandes passeios por Lisboa em apoteose, se verificou e ao fim de duas horas já estava tudo despachado. Já os canais de televisão, esses sim, estiveram perto do orgasmo.
Portugal bateu-se com os melhores, venceu com uns e perdeu com outros. Essa é a única lição que esta campanha nos pode dar. Portugal pode não ser o melhor mas bateu-se de igual para igual com os melhores e deveria fazê-lo não só no futebol.
Ah... Parabéns à Itália :)

6 comentários:

Nuno Guronsan disse...

Acho que vou conseguir sobreviver bem sem o ardor patriota, aliás, aqui por casa, incrivelmente, não houve bandeiras na janela e a responsabilidade nem sequer foi minha. Intermináveis horas de futebol também foi coisa que aqui não houve, graças à SporTV. As vitórias souberam bem e as derrotas não foram assim tão desmoralizadoras. E é pena que só atinjamos o topo numa coisa tão fútil como o futebol. Porque é que nem sequer conseguimos chegar a meio da tabela em termos de crescimento económico, social e político? E o pior de tudo é ouvir quase todos os dias histórias (ou histerias) que fazem deste país o objecto não identificado que continua a ser...

Anónimo disse...

Acho que estamos todos de acordo!
Aliás analisar futebol deste calibre é fácil.

Dificil é responder há questões do Nuno.
Mas essas é que valem a pena, Nuno, não é só assumir o habitual conformismo..e buscar os porquês.

Portugal para crescer como dizes só se descobrir um "negócio da china"...como fizeram os tigres asiáticos(a Coreia, Singapura), ou adoptar políticas que resultem tipo Irlanda!
Não podemos é querer ser como os "grandes"...assim de repente...economias consolidadas como UK,França e Alemanha...por mais crises que passem serão sempre isso..economias consolidadas!...a Espanha e a Itália...pela dinâmica de países também grandes...acabarão por se lhe juntar...apesar dos males "latinos". e a Itália já há muito que tem velocidade de cruzeiro.

Nós temos de apostar em alguma "vantagem comparativa" (turismo, obviamente), para além de continuarmos o esforço de redução de handicap de algo que é apenas de culpa nossa: a Educação!
Depois há o resto....
O que eu quero é que voltemos a discutir estas coisas.....o futebol voltará sempre!...não o confundam é com o resto.
(o Quénia, por exemplo..é imbatível em Atletismo de fundo)

Anónimo disse...

o que eu queria dizer era..responder "às questões" do Nuno.

(prometo que vou cuidar o meu português:)

José Raposo disse...

Bem, os meus amigos estão de ressaca do mundial e estão naquele registo dos comentadores a quem o mundial veio roubar tempo de antena. Esses vingaram-se dizendo sempre que podiam que depois do mundial é que íamos cair na dura realidade e íamos ver o tínhamos andado a fazer.
Tenho a ligeira impressão que o mundial não veio mudar nada. A malta festejou e voltou para casa, com as mesmas dívidas e as mesmas despesas. Tenho em crer que os portugueses começam a não ser tão irresponsáveis como continuamos a pensar. Simplesmente temos ganho a capacidade de nos rirmos de nós próprios, de festejarmos civilizadamente, de sabermos perder e ganhar e não bater nos árbitros... ao fim de contas aos poucos vamos melhorando a nossa crónica "borreguice" mas realmente Roma e Pavia...

Nuno Guronsan disse...

Olha, que é que queres? Escrevi este comentário num dia em que estava realmente f#$"&o da vida. Acontece...

E quando é que vamos ver o filme que aqui recomendas?

José Raposo disse...

Nas minhas férias... :)