segunda-feira, julho 02, 2007

A internet quando nasce, não é para todos


Tudo o que é bom está condenado a acabar. Não há hipótese. Todos os adeptos incondicionais da fotografia, tal como eu próprio me descobri nos últimos anos, e que gostam de partilhar os seus sucessos fotográfico-viajantes com os amigos, estão em risco de perder todo o seu material arduamente colocado na Internet, após horas e horas de uploads.
É verdade. O Yahoo começa a ter dificuldades em lidar com a concorrência do Google e além de ter substituído recentemente o seu CEO, vai começar a fechar serviços úteis, gratuitos e populares.
É o caso do Yahoo Photos. Depois de terem investido fortemente (no ano passado) numa nova plataforma para onde migraram todas as fotos, com capacidades nunca antes vistas neste tipo de recurso, resolvem fechar a loja a 20 de Setembro deste ano, com a desculpa que não podem investir em duas plataformas e assim escolhem apenas uma, por acaso com custo...
Até aqui podíamos dizer que há muitas marias na terra e por isso podíamos mudar para qualquer outro serviço. O problema é que a alternativa apresentada pelo Yahoo para a transferência das imagens de forma automática (ao contrário da manual que se tornaria nalguns casos irreal) tem custos para os utilizadores.
O Flickr apenas permite ver as últimas 200 fotos, caso contrário temos de nos chegar à frente e além disso a plataforma deixa muito a desejar.
As restantes alternativas Kodak Gallery, Photobucket, Shutterfly ou Snapfish, obrigam a ter o que se chama uma participação activa pelo menos uma vez por ano… Ou então apresentam restrições quanto ao volume de fotos colocadas.
No interesse que julgo estas coisas têm para um público cada vez mais vasto, permito-me sugerir o AOL Pictures. Pelo menos enquanto continuar a haver AOL...
A plataforma é quase igual à do Yahoo, é gratuito e ilimitado. Tem a desvantagem que se tem de carregar para lá todas as fotos novamente uma a uma, o que levará naturalmente vários dias. Mas vale a pena porque é gratuito e bom. Boas fotos para todos :)

Sem comentários: