segunda-feira, julho 09, 2007

Lisboa em debate (4)

Estou com a Helena Roseta sobre a baixa chiado (deve ter sido por ser ela a primeira a falar). Tornar a zona mais chique do que já é (???) e por isso mesmo razão da sua desertificação, é um absurdo. A baixa tem de se tornar uma parte da cidade como as outras. Precisa de ser recuperada e repovoada, seja qual for o tipo de famílias que as habitem, que logo se seguirá o carácter próprio da zona. A ideia de transformar a baixa chiado numa espédie nostalgia Kitsch, em que Lisboa é apenas uma réplica de todos os restantes centros históricos do mundo, não faz sentido. Afastar os carros do centro faz-se com transportes públicos e com vias alternativas que não atravessem o centro.
Aqui não há novidades, todos concordam. É preciso reabilitar e repovoar. Ninguém sabe onde vai buscar o dinheiro, mas vão fazer. Sem novidade, todos (ou quase todos) contra António Costa.
Extraordinário é ser considerado que o Chiado não pode ser vedado ao transito, porque as pessoas estão habituadas... é surpreendente. As pessoas não se podem habituar a novas realidades. E talvez não possam porque parques de estacionamentos são inviabilizados de imediato, não por serem tecnicamente impossíveis ou porque não é essa a ideia que se tem da cidade, mas ninguém sabe bem qual é...
Garcia Pereira é o primeiro a aflorar assim muito ao de leve a questão (esquecida, claro) da autoridade metropolitana de transportes. Esperemos que se fale mais noutra parte.
Mais um momento interessante, protagonizado por Pinto Coelho. "Não queremos viver no big brother"... queremos antes o estado policial que é outro nome de chamar a mesma coisa...

Sem comentários: