segunda-feira, maio 15, 2006

A bolsa do futebol

Falar duas vezes de futebol com um intervalo inferior a 24h, é capaz de ser estranho por estas bandas. Mas é capaz de se tornar comum no próximo mês... Não sou grande fã de futebol, mas começo a ver o fenómeno com outros olhos e começo a perceber a quota parte de irracionalidade do jogo ou daqueles que o acompanham.
Talvez por isso tenha achado estranhas as notícias que nos últimos dias, as principais agências financeiras têm lançado, sobre as probabilidades estatísticas da vitória de uns em relação a outros e principalmente sobre as vantagens económicas da vitória de algum país para o seu PIB e para o seu desenvolvimento.
Esquecendo as evidentes vantagens que um qualquer pequeno país africano, ou outro, poderiam retirar de uma vitória no mundial, as agências financeiras de forma quase unânime têm apontado a itália como vencedora, demonstrando como seria bom para os Italianos e por arrasto para os Europeus.
Permitam-me que discorde. Primeiro porque o fenómeno do futebol como todos sabemos não é linear e tão poucas vezes racional. Afinal quantas vezes ouvimos dizer que a bola é redonda? E quando assim é costuma ser para ambas as equipas em campo...
Segundo porque a haver vantagens em alguém ganhar o mundial não consigo ver alguém mais necessitado que este nosso pequeno jardim à beira-mar.
Esperemos que se possa concretizar sem que para tal tenhamos de entrar em depressão colectiva, caso esta campanha não seja um sucesso.

3 comentários:

Nuno Guronsan disse...

Sim, estou muito preocupado contigo, especialmente quando dizes que este tipo de posts irão ser comuns no próximo mês. Não sei se o mundo está preparado para uma invasão suburbana do mundo maravilhoso do futebol...

E que ganhe o melhor!

cuotidiano disse...

"a bola é redonda para ambas as equipas em campo"

Erros do SUBURBANO:

1- "AMBAS as equipas" pressupõe duas equipas quando são, efectivamente e no mínimo, três (falta, pelo menos, a de arbitragem)
2- Para esta última, a bola pode ser tudo menos redonda, principalmente quando estranhos (ou nem tanto...) interesses se levantam mais do que a verdade desportiva (basta ler os extractos de imprensa do livro do Jorge Coroado e, até, o próprio post do SUBURBANO)
3- Falta dizer que, se calhar, a principal equipa em jogo é a dos ditos empresários, que, basicamente, não são mais que comissionistas do suor alheio.

José Raposo disse...

Certo cuotidiano... esquecimento imperdoável da minha parte.

Mas tinha esperança que isto se pudesse manter sobre os tais que dão efectivamente pontapés na bola... ingenuidade a minha.

Entretanto a RTP já veio dizer que afinal não é bom nós ganharmos o mundial por causa da euforia do consumo privado o que nos levaria de volta ao meu post anterior...

Estou muito baralhado...