terça-feira, maio 16, 2006

Où commence la banlieue ?

Numas pesquisas para o Dolo, dei de caras com um blog do Le Monde que coloca uma questão interessante e que pretendo explorar aqui.

Onde acaba Lisboa?

Onde começa o Subúrbio?

A questão é mais ou menos retórica, mas é interessante tentar perceber se existe mesmo uma fronteira, ou se o espaço do subúrbio e o da cidade não correspondem a realidades físicas mas sim sociais.

Ou então, se correspondem a realidades quer físicas quer sociais, mas não necessariamente nos limites geográficos das cidades.

Fica aqui o desafio aos que me visitam. Um desafio que espero poder alimentar de vez em quando.

6 comentários:

Anónimo disse...

Ó meu amigo, que tema interessante, de um modo geral, mas também muito particularmente para mim, interessado que sou por essa gente do termo de Lisboa, a que um dia chamaram 'saloia' (com um sentido não propriamente elogioso) e que hoje adoptou orgulhosamente para si mesma essa denominação, num claro sentido identitário.

Nuno Guronsan disse...

A imagem mítica que para mim existiu quando era mais novo, de que íamos passear até Lisboa, A cidade, é algo que já deixou de existir há algum tempo. Se há alguma fronteira com o subúrbio? Provavelmente o facto de o seu centro estar desertificado, ao contrário dos subúrbios, que estão sobre-populados. Onde existirá maior qualidade de vida? Eu diri que em nenhum dos sítios, só se deitássemos tudo abaixo e começássemos de novo. Hoje de manhã, num café na Amadora, o dono e único empregado perguntava-me, depois de uma simpática conversa em que se aproveitou de eu ser o único cliente, o que era o Polis e o que significava para o Cacém. E eu fiquei a olhar para o tecto, encolhi os ombros e disse-lhe, "muito sinceramente, o Polis vem com uns 20 anos de atraso e duvido que resolva o que quer que seja", assumindo assim o meu contínuo pessimismo àcerca dos subúrbios lisboetas (ou saloios, o que preferirem).

Anónimo disse...

La question n'est pas rhétorique ;-)
La question est sociale et politique.

Le titre de mon blogue est déjà une réponse: Paris EST sa banlieue
(traduction babelfish: Paris é o seu subúrbio)

Pour moi, la notion de banlieue n'existe pas ou n'existe plus. Il s'agit uniquement de la ville, la même ville, mais que certains acceptent, et d'autres refusent, en insistant sur le mot "banlieue".

Banlieue, suburbio, c'est uniquement une représentation idéologique de protection et de défense de classe.

A bientôt ;-)

Anónimo disse...

Nada começa, nada acaba, tudo se entrelaça!

José Raposo disse...

Amigo anónimo, sim é um tema interessante mas pretendia mais localizá-lo na realidade do actual suburbio como aqui o amigo francês acabou pegar.

Guronsan, demasiado péssimismo faz mal ao figado :) De qualquer forma ficam algumas questões interessantes, especialmente essa sobre a qualidade de vida.

jpc, Bienvenue et merci de me avoir visité. Demain j'espere avoir le temps pour repondre.
A bientôt

Leomad, seja tb bem-vindo porque não me recordo de o ter por cá. Sem duvida estes temas são temas que acabam sempre por se entrelaçar

Nuno Guronsan disse...

Então fico a aguardar ansiosamente um seu post sobre esse fantástico tema da qualidade de vida...