segunda-feira, maio 15, 2006

Gente feliz com dívidas

3 comentários:

cuotidiano disse...

As lágrimas só vêm depois, quando não houver dinheiro para pagar as dívidas contraídas para pagar as dívidas...descontraídas!

Para quando uma regulação, à séria, dos endividamentos dos portugueses?

Uma curiosidade que sempre me intrigou: quando alguém não paga determinadas prestações do pagamento de determinado bem, sem ter atingido um estado, chamemos-lhe, lamentável, essa dívida transita para o ano seguinte da instituição que empresta o dinheiro como um lucro enorme espectável - o que se deve mais o valor correspondente ao juro do tempo em que se não pagou; por outras palavras, a instituição ficou mais rica mesmo sem receber um chavo! Não é estranho?

A culpa só pode ser, evidentemente, do EXCEL.

José Raposo disse...

O Excel não é o responsável pois já se faziam grandes fortunas neste país quando o juro estava a 32% e o Excel ainda não tinha aparecido.

O Excel veio levar este estranho enriquecimento para outro nível, pois mais facilmente ele pode ser comprovado em fantásticos gráficos às cores...

cuotidiano disse...

Bom, mas podemos sempre culpar o LOTUS123, o avô do EXCEL!

Em todo o caso, o verdadeiro problema está na espiral de consumo em que as pessoas se deixam enredar e da qual se aproveitam estas empresas (também fontes da publicidade que as enreda) e que são geridas por cruzamentos entre humanos e abutres, uma espécie já antiga denominada agiota ou, em linguagem mais popular e comum, chulo.