quinta-feira, novembro 06, 2008

Não fiquem tristes

Não vale a pena a direita conservadora, mascarada de liberal, que domina a blogosfera portuguesa, ficar deprimida com a vitória do Obama. Ou tentarem justificar com o desinteresse que vos suscita a vitória do Obama ou a derrota do McCain, até porque não se interessam particularmente por este tipo de eleições.
Alguns de nós, os mais atentos, recordamo-nos que há quatro anos alguns dos vossos blogues já existiam e o desinteresse pela vitória de Obama contrasta bem com o sentido Rambo justiceiro como acolheram a vitória de Bush pela segunda vez.
Mas não fiquem tristes. A América que vocês gostam e com que sonham ainda lá está...
Os mesmo californianos que deram 61% dos votos e 55 colégios eleitorais e com os seus votos confirmaram este momento histórico, utilizaram os mesmos votos para apagar um outro momento histórico estadual e criaram um imbróglio jurídico, votando a favor da emenda constitucional para banir os casamentos gay.
Imaginando que não se vai avançar para a nulidade dos milhares de casamentos constitucionalmente garantidos pelo Supremo Tribunal da Califórnia, entretanto realizados, passa a haver vários problemas que terão de se resolver. Vão os casados poder divorciar-se de uma união que constitucionalmente já não existe? Que direitos legais na morte de um cônjuge assiste ao cônjuge sobrevivente de uma união inexistente constitucionalmente, e as contas conjuntas, e a fiscalidade, etc, etc etc,?
É possível imaginar que um país que acaba de eleger um negro, opte por criar um regime constitucional de excepção que confirme uma discriminação legal sobre uma comunidade tão discriminada quanto a negra?

3 comentários:

Nuno Guronsan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nuno Guronsan disse...

Eu diria que se fosse nalgum estado género Mississipi ou Tenessee a aprovação da Proposta 8 nem seria de estranhar. Até porque a lei anterior nem teria a mínima probabilidade de existir. Mas sendo na Califórnia...

A conclusão só pode ser que, não retirando o mérito da vitória de Obama, houve muitos e muitos americanos que na verdade quiseram penalizar por um lado o "reinado" do W., e por outro a inflexão mais conservadorista que McCain "decidiu" fazer durante a campanha presidencial.

Tudo isto, no entanto, não chega para explicar a psique por trás dos eleitores norte-americanos. Ou como todos aqueles estados heterogéneos podiam alguma vez ir desenbocar num único país. A maravilha da democracia? Claramente com muitos defeitos...

cuotidiano disse...

A América sempre foi e sempre será o "reino dos contrastes" - tem do melhor e do pior do que a Humanidade consegue fazer. Esperemos é que, acabando o Bush, se tenha acabado de vez com o "reino dos trastes"!

PS - E se alguém promovesse um casamento gay entre o Bush e o Jardim e eles fossem viver para um rancho do Texas? Resolvia-se o problema da Madeira e relocalizava-se o "reino dos disparates"!