quinta-feira, novembro 06, 2008

É preciso salvar o povo da Madeira

É necessário criar imediatamente uma ponte aérea com o Funchal para permitir que todos os madeirenses possam, dentro da liberdade que a constituição reconhece a todos os portugueses, sair o mais depressa possível daquela ilha. Já não basta viverem numa ilha, como ainda têm de aturar esta classe política. Ninguém merece...
Há algo de irónico nestas palhaçadas que o PND faz agora na Madeira, finalmente Alberto João tem um adversário à altura. Teve de haver alguém a fazer o mesmo jogo que o Presidente do governo regional, para empurrar o PSD, que negou sempre a teoria do défice democrático, à realização de actos aparentemente ilegais.
Claro que esta coisa da bandeira nazi é um fait-divers, uma comparação grave e totalmente incorrecta e injusta para o com o PSD-Madeira, mas ao melhor nível do que o Alberto João nos habituou.
É sempre bom recordar que muitos e muitos portugueses, nos mais elevados cargos, já foram insultados e ofendidos pela refinada (leia-se troglodita) ironia do Alberto João e aparentemente ninguém se preocupou muito com isso.
O PSD-Madeira tem uma maioria absoluta há 30 anos e não precisa sequer de se incomodar com estes disparates. Mas não, o PSD-Madeira não só se contenta com o poder que tem manipulado da forma como sempre entendeu, como aparentemente não permite que qualquer opinião contrária à sua tenha qualquer possibilidade de ser veiculada, ainda que legitimada pelo voto popular, tal como a sua própria maioria.
O deputado regional não pode ser suspenso por votação da maioria parlamentar, que ninguém sequer percebeu se chegou a votar-se esta suspensão, uma vez que os restantes grupos parlamentares se ausentaram da sala. Nem a maioria pode suspender sine die os trabalhos da Assembleia Regional até que seja proferida uma decisão judicial relativa a um processo que nem sequer foi iniciado, contra um deputado que na realidade não fez mais do que exaltar-se.
A Assembleia Regional não é um órgão acessório do Governo regional, uma espécie de escritório que despacha encomendas e confirma o glorioso trabalho do Governo regional, mas antes a legitima expressão da vontade do povo madeirense e a manter-se esta suspensão o povo da Madeira não está a ver devidamente representados os seus votos, uma vez que o PSD apesar de ter uma maioria absoluta não se pode arrogar ao direito de ser o único legitimo representante dos madeirenses.
A manter-se este impasse, e caso Cavaco não consiga nos bastidores resolver este disparate e a Assembleia Regional não voltar a trabalhar, com o deputado em causa presente, então não resta qualquer alternativa senão a dissolução que reponha a normalidade democrática naquele arquipélago.

2 comentários:

cuotidiano disse...

"reponha a normalidade democrática naquele arquipélago" ????

"Repor" quer dizer "restituir", "tornar a pôr" - ou seja, é preciso que antes houvesse, o que não é manifestamente o caso!


Mas alguma vez houve "normalidade democrática naquele arquipélago"? Como é óbvio, a Madeira não é um jardim, a Madeira é do Jardim - e como é que alguém pode supor que aquele ser pré-histórico microcéfalo possa permitir alguma "normalidade democrática naquele arquipélago"?

Às vezes o meu caro amigo tem cá uns estranhos laivos de ingenuidade...

José Raposo disse...

Tem toda a razão. Mas acreditemos que por um momento no tempo, logo no ínicio das autonomias pode ter havido um milésimo de segundo democrático... assim à laia de Bing Bang, apenas foi preciso um milionésimo de segundo para tudo ser criado. Se assim for é possível voltar a esse momento inicial da democracia madeirense? :)