domingo, dezembro 18, 2005

Chafarica

Alguns comentadores que achavam que Tony Blair tinha feito uma proposta muito baixa de orçamento europeu para depois ir satisfazendo as necessidades de todos para no final se defrontar com a utopia agrícola francesa parece que estavam enganados.

Afinal não foi isso que aconteceu, os britânicos acabaram por ceder a um acordo que não afecta concretamente ninguém nem nenhum sector, e que apesar de reduzir as perspectivas financeiras, contenta as opiniões públicas descontentes com os respectivos líderes nacionais e com o processo político europeu.

Fraco contentamento para um aprofundamento da União a 25 que assim recebe mais ou menos o mesmo dinheiro, mas não decide nada sobre a reforma das suas instituições.

A europa começa cada vez a caber que nem uma luva àquela expressão do Rei D. Carlos sobre Portugal, antes de lhe limparem o sebo... "esta chafarica é ingovernável"

2 comentários:

Ricardo disse...

Viva,

Não contesto as tuas dúvidas sobre o futuro desta "chafarica". Mas convém relembrar que o que estava em causa era o orçamento para 2007-2013. E, nesse ponto, há um relativo sucesso, ou melhor, um compromisso. Um compromisso entre uma visão mais liberal e outra mais socialista.

Quanto às instituições a França anunciou que vai propor, em breve, uma profunda reforma. A ver vamos...

Abraço,

José Raposo disse...

Olá Ricardo,

Concordo em parte, mas estas cimeiras de final de presidência não têm necessariamente de ter um único tema. Neste caso optaram por considerar apenas o orçamento, quando na minha perspectiva era bem capaz de ser melhor ligarem os dois temas até porque o projecto da constituição europeia falhou este ano.

Há de facto um relativo sucesso, mas Ricardo, falar num compromisso entre uma visão mais liberal e outra mais socialista é capaz de ser um pouco excessivo para a esquerda que defende que este orçamento não favorece em nada a coesão.

Não podemos queixar-nos mas temos tb de ser realistas. Vamos receber 21 mil mlhões de euros até 2013, mas comparando com a OTA que custará 3 mil milhões e o TGV que custará mais 7 mil milhões (os apoios a estes projectos não fazem parte deste pacote, é a sorte) e vemos que afinal não é propriamente a resolução de todos os nossos problemas.

A França vai propor uma reforma?? tenham medo, muito medo :)