terça-feira, dezembro 06, 2005

Comprometido(s)

Em outubro passado falei aqui do que me parecia um comprometimento inaceitável de José Sá Fernandes com a política, que a meu ver não lhe permite no futuro ter o papel interventivo que nos ultimos anos tinha tido em Lisboa.

Perde o José Sá Fernandes que mais tarde ou mais cedo vai perceber que as instituições dificilmente podem ser mudadas do seu interior, mas fundamentalmente perdeu Lisboa.

Agora pretendo falar de novos comprometidos, desta feita com uma candidatura presidencial.

Falo da UGT e do extraordínario apoio concedido pela Central Sindical a Cavaco Silva. Seguindo a indicação do novo presidente lá foram 723 sindicalistas assinar o apoio ao Professor.

Ora para mim isto constitui um fatal erro na politica sindical da UGT, que não pode ser de forma nenhuma vantajosa para aqueles que pretende proteger.

Não se questionam as opções politicas dos membros dos sindicatos até porque na generalidade dos casos são sobejamente conhecidas, mas o apoio oficial de uma central sindical a um determinado candidato, por mais apolítico que ele possa ser, compromete estes sindicalistas com uma determinada politica que possa vir a ser seguida pelo Professor e prejudica gravemente os interesses dos trabalhadores.

Afinal se porventura existe nos sindicatos a intenção de participar activamente no processo politico porque não se revêm no actual espectro partidário, então devem criar um partido e concorrer a eleições.

Para mais, justificar esse apoio com existência de acordos de concertação social durante as maiorias absolutas de Cavaco é um insulto para todos os que observaram o movimento sindical desses tempos.

Infelizmente a memória curta continua a imperar e as nódoas negras de algumas bastonadas acabaram por sarar.

2 comentários:

Anónimo disse...

A história não me pareceu ser bem assim. Essa catrafada de sindicatos e sindicalistas dão de facto o apoio ao senhor Professor (dá-lhe jeito uma certa aura "social"), mas não me pareceu ser a posição oficial da UGT. São, naturalmente, sindicatos da linha TSD, apesar da independência do candidato... E porque é que estás sempre a "cascar" no Sá Fernandes? "Comprometimento inaceitável com a política"?! O homem não tem feito outra coisa, que a acção cívica individual é isso também, comprometimento e política! Agora foi experimentá-los do outro lado, do interior dos cargos eleitos, mas isso é honroso, dispôr-se a tal, em vez de apregoar sobre a "malandragem" dos políticos (lógica cavacóide). E por isso deverá responder no fim do mandato, penso que sem qualquer estigma a marcá-lo. E depois poderá sempre voltar à sua posição de cidadania activa fora dos cargos políticos, que julgo não ficar condicionado em nada. É isso a participação e a cidadania, sem demagogias dos "profissionalismos" ou das "independências"...

José Raposo disse...

A noticia que eu ouvi e vi foi "UGT apoia Cavaco" embora considere que possa ter sido instrumentalizado, ainda assim eu não considero muito boa ideia porque aparentemente não o fizeram a titulo particular.

O Sá Fernandes já foi em Outubro... só está aqui por termo de comparação. Não se engane o meu amigo quanto à admiração que nutro pelo Sá Fernandes e muito provavelmente por achar que rapidamente se vai deiludir om politicam, é que acho que não se deveria ter metido nesta história.

Mas isso veremos no futuro...