quinta-feira, agosto 24, 2006

Devagar, devagarinho...

São sempre boas as iniciativas (tão na moda) de levar a Internet e as novas tecnologias de informação ao interior do país Assim um posto móvel com oito postos de acesso, da EDD, vai percorrer 100 aldeias do Alentejo (distrito de Évora) para combater a info-exclusão nas zonas rurais.
A ideia é desmistificar os computadores para os mais velhos e dar oportunidade a jovens e funcionários públicos de juntas e câmaras municipais de contactarem directamente com as oportunidades que a Internet disponibiliza.
Esta interessante iniciativa da associação de municípios do distrito de Évora, tem pernas para andar e visa criar pontes para que alguns acabem por ganhar algum interesse na tecnologia e acabem por deixar que ela entre nas suas vidas.
Mas é sempre importante perceber que a prossecução destes objectivos só irá ser conseguida com a atracção de investimento que crie emprego real, que fixe os jovens, pelo menos nos concelhos ou distritos, já que às aldeias deve ser difícil.
Ainda assim não há Simplex que resolva o problema. Apesar de começarem a aparecer blogs e várias iniciativas ligadas à internet e mesmo que os jovens alentejanos estejam cada vez mais ligado à rede, as tecnologias de informação vão chegando ao ritmo próprio com que a região é caracterizada... devagar, devagarinho...

Sem comentários: