terça-feira, outubro 25, 2005

Critérios noticiosos

Perdoem-me o post num estilo bem mais pessoal, mas nesta altura são 19:49... eu estou no meu trabalho onde geralmente me mantenho informado do que passa à minha volta pela Internet...

Certamente que já deverá ter acabado a apresentação do manifesto eleitoral de Mário Soares mas pela internet... nada... absolutamente nada…

É provável que até se fale alguma coisa agora às 20h nos noticiários mas eu que recebo alertas (supostamente noticiosos) por e-mail dos golos marcados pelo Benfica ao Estrela ou outros de duvidosa utilidade, continuo na mais completa ignorância sobre o que poderá constar do Manifesto de Soares.

Este post não tem como objectivo defender e/ou promover Soares. Apenas dizer que independentemente do candidato que eu possa querer escolher para o país, todos me merecem o mesmo respeito e devem merecer o mesmo destaque da comunicação social.

Não gosto de embandeirar em arco contra os jornalistas (à moda do Avelino) mas comparemos com o manifesto que será divulgado a 27 e tiremos as nossas conclusões.


2 comentários:

Anónimo disse...

Olá José!

Reconhecendo coerência, inteligência e oportunidade nos teus post's (embora traduzindo um pensamento oucorrente que não é o meu)...não posso deixar de considerar estranhíssimo o facto de achares que os media andam a "cobrir" Cavaco e a "deixar caír" Soares!!!
Não tem sido Soares (talvez excluíndo Marcelo) o político com mais tempo de antena na televisão nos últimos anos??
Recordo no último ano um suposto programa de entrevista na SIC Notícias...que não é mais do que um espaço de divulgação do pensamento de Soares!!!!
Não foi a comunicação social que elegeu Soares em 86?? quando claramente era Freitas quem tinha as sondagens a seu favor e a eleição quase garantida??

José Raposo disse...

Sô Paulo Damásio, bem vindo aqui no burgo... é natural que penses que Mario Soares tem tido muita cobertura mediática nos ultimos anos, aliás o que é normal tendo em conta a personalidade que é. Mas certamente compreenderás que existem dois momentos: O Soares figura tutelar quase pai da democracia e o Soares (re)candidato à presidência pela terceira vez. E nesses dois momentos existe (cá pra mim) um excesso de opinião nas redacções deste país em como Soares não se deveria candidatar. Se clhar eu tb concordo com essa opinião, o problema é que a minha função não é informar o país mas sim dar a minha mera opinião e os jornalistas têm uma função bem mais vasta que não pode nem deve ser influenciada pelas suas opiniões pessoais. Se continuares as tuas pesquisas neste blog vais rápidamente concluir que não alinho naquela historia dos politicos que culpam os jornalistas de tudo e que ocasionalmente se esquecem que são os jornalistas que os ajudam a passar a sua mensagem e que é normal que cobrem as atitudes menos claras desses mesmos politicos. Tenho uma enorme dificuldade em compreender a razão (ou o interesse jornalistico) que motiva um canal de televisão a filmar o percurso do carro de um candidato de sua casa para uma conferência de imprensa onde anunciaria a sua candidatura quando por oposição a apresentação de um manifesto politico de outro candidato passa quase ao lado. Hoje tiraremos as nossas conclusões. :)