segunda-feira, outubro 17, 2005

A lição sul-americana

Já falei por aqui do mauzão do Chavez e de como o pobre infeliz é perseguido por esses malfeitores de direita que vivem todos nos Estados Unidos. Mas bem lá no fundo todos achamos que este tipo de regime esquerdista místico na América do sul não tem futuro nenhum e Chavez tem vindo a esforçar-se por o provar.

Todos sabemos que a Venezuela é a personificação da república das Bananas que em tempos chamámos a Portugal... mas o que não sabíamos é que o País europeu e desenvolvido que é Portugal, plataforma (junto com a Espanha) do entendimento da União Europeia com a América latina, podia levar uma lição de separação de poderes entre Poder executivo e judicial.

Claro que na Venezuela esta separação só dá jeito invocar quando o poder executivo não está interessado em interferir, mas a bananização do nosso sistema judicial fica mal na fotografia em comparação com o Venezuelano.

Luís Santos, que inexplicavelmente é considerado inocente, num país em que o povo considera que toda a gente deve ser fuzilada sem julgamento está em prisão domiciliária em Caracas e tem já o julgamento marcado apesar dos inúmeros adiamentos.

Segundo parece, existem cerca de 140 venezuelanos presos em Portugal e pelo menos duas cidadãs daquele país foram presas (mesmo dentro da prisão) preventivamente durante 1 ano e 9 meses respectivamente sendo posteriormente ilibadas em julgamento.

Dá que pensar na nossa justiça que os especialistas dizem ter excesso de garantias para os arguidos...

Sem comentários: