terça-feira, outubro 25, 2005

A ditadura não tem regime

Caro Afonso Henriques, também me parece um pouco forçado deduzir que por os portugueses geralmente darem um segundo mandato aos homens que elegem para presidentes, são por isso profundamente monárquicos.

É natural um legítimo interesse das populações em determinado tipo de estabilidade contrário às constantes rupturas com o passado como por exemplo tem acontecido em relação aos governos. E se há lugar em que faça sentido essa estabilidade ela é na Presidência da República.

Recordo-o que apenas passaram 31 do pronunciamento militar (como lhe chama, eu prefiro dar-lhe outros nomes) de 25 de Abril de 1974 e julgo que é precipitado tirar conclusões sobre o "modus operandi" dos portugueses em termos da eleição do Presidente da República.

"Os tais famosos 48 anos de ditadura foram-no em República.", mas certamente compreenderá que podiam perfeitamente ter sido em monarquia, ou noutro regime qualquer porque isso era indiferente para a essência da nossa atípica ditadura, até porque ela era dirigida de São Bento e não de Belém. Nesse aspecto o caso da ditadura espanhola de Franco é igualmente atípico, e a monarquia espanhola era igualmente indiferente para a ditadura porque esta era dirigida da "Moncloa" e não por nenhum monarca a quem Franco tinha até alguma aversão.

Sem comentários: