terça-feira, outubro 18, 2005

O que é o BookCrossing?

O prometido é devido... o homem tardou mas não falhou, foi preciso entrar de férias e ter o seu próprio blog... mas aqui está o tão prometido post sobre o Bookcrossing...


bookcrossing

"o acto de deixar um livro num local público, de forma a que outros lhe peguem e o leiam, e assim consecutivamente. " (Concise Oxford English Dictionary , Agosto de 2004)

O Bookcrossing baseia-se num princípio muito simples, "se gostas muito de um livro, porque não partilhá-lo com alguém?". E há diversas formas de o partilhar, desde enviá-lo a alguém conhecido, deixá-lo num banco de jardim para que alguém lhe pegue, ou mesmo entregá-lo a uma instituição de caridade ou a alguma instituição que os envie para um país ou região onde esse livro possa fazer a diferença. Mudar o mundo a partir de livros? Difícil mas não impossível.


  1. Registar-se no site bookcrossing.com, tal como se registaria num outro site qualquer;

  2. Registar um livro, obtendo assim o seu BC-ID, que deve ser colocado no livro, ou escrevendo-o no interior da capa, ou através dos autocolantes oficiais do BC, disponíveis no site. Ao registar o livro, deve dar a sua classificação ao livro (book rating) e escrever um pequeno comentário ao mesmo (journal entry);

  3. A partir daqui o livro faz parte oficial do movimento Bookcrossing e várias alternativas se colocam. Caso alguém do bookcrossing te envie uma mensagem (private messaging) a solicitar o livro ou decidas enviar a alguém que conheces, deves alterar o status do livro para Travelling, uma vez que ele vai viajar. Nessa sequência, a pessoa que o receber irá ela própria escrever uma journal entry sobre o livro. Caso decidas deixar o livro em algum lado, significa que o vais largar na "selva" e, como tal, deves fazer uma "release in the wild" entry, opção disponível no registo do livro no site. Deves indicar o sítio preciso onde o largaste, a hora e o dia, pois no momento em que fizeres a entry, poderá haver bookcrossers a receberem uma mailing list específica sobre a área onde largaste o livro, isto para além de um qualquer desconhecido que o possa encontrar.

  4. Também tu podes pedir livros a outros bookcrossers, ou mesmo trocar livros, situação em que os gastos no correio ficam mais equilibrados;-)))

E em traços gerais, é isto. Vais ver que o Bookcrossing te irá proporcionar agradáveis surpresas. Pegando no meu caso pessoal, tenho neste momento um livro que já passou por 10 pessoas diferentes, em Portugal, Holanda, EUA, Canadá, Brasil e de volta a Portugal. Já recebi e enviei livros para países como Brasil, Alemanha, Letónia, Roménia, EUA (onde chegou ao Alaska, por exemplo), e é sempre giro ver o que as outras pessoas escrevem sobre determinado livro. E fiquei espantado por o 1º livro que eu larguei na "selva" (no caso, no Castelo de S. Jorge, em Lisboa), veio a "aparecer" uns meses depois no Algarve...

Em Portugal o movimento está de pedra e cal, estando entre os primeiros dez países com maior número de bookcrossers, chegando a haver encontros em pessoa, onde se trocam dezenas de livros.

Dêem uma vista de olhos, vão ver que vale a pena, especialmente para quem gosta de livros...

By NunoGuronsan

Sem comentários: