quinta-feira, agosto 31, 2006

Luto depois da violência (2)

"Quando alguém reduz outro a uma única identidade, quando alguém não é mais que Hutu, Tutsi, Sérvio, Croata, Muçulmano, Cristão, Judeu, Americano, Comunista, Anti-comunista... Nessa altura criam-se incríveis diferenças entre os homens e tudo pode acontecer."

6 comentários:

cuotidiano disse...

É o facilismo dos rótulos - é mais fácil, mais rápido, dá menos trabalho, vende bem em telejornais, não exige cultura histórica ou qualquer outra e facilita, também, a divisão do Mundo em "bons" - os nossos - e em "maus" - os outros - mas...acaba por dar sempre em bronca!

E assim, aos poucos, "lá vamos cantando e rindo" em direcção ao abismo e, naturalmente, esquecendo que somos todos - e apenas - humanos...

Nuno Guronsan disse...

Há muito tempo que não lia palavras tão acertadas e que traduzissem tão bem aquilo que também eu penso. Obrigado, amigo, por nos lembrares que a vida é algo mais que rótulos, como diz aqui o amigo cuotidiano.

Anónimo disse...

Concordo convosco...mas também concordarão que é demasiado óbvio!

(e tudo o que é demasiado óbvio simplifica em excesso)

tenho dito...contestem!

José Raposo disse...

Damásio a ideia é essa mesma. É deixar claro que a simplicidade com que se recorre à violência é justificada pelo que as pessoas têm de óbvio, mas na realidade as pessoas são mais do que isso

Anónimo disse...

é o que eu já disse ...
és um "populista" inveterado, sem complexos...e gostas!

Anónimo disse...

É das frases mais realistas que tenho lido, vi também a entrevista na TV... é uma frase crua, que dificilmente poderá ser entendida como populista, e muito menos consensual!