quinta-feira, março 16, 2006

A 24h de todas as decisões no PSD

Ora como é que se sustenta que a derrota da opção preconizada por Marques Mendes para os estatutos do PSD não coloca em causa a sua liderança?

Não se sustenta...
Se um líder tem um determinado projecto para o Partido e por arrasto para o País, como é que pode manter-se como líder se não conseguir que o seu projecto vingue juntos dos militantes do seu próprio partido?

Azevedo Soares pode dizer o que entender sobre Pacheco Pereira, mas tem que reconhecer que este não é um caso único na politica portuguesa e que não há condições no PSD nem em qualquer outro partido para a manutenção de um líder se as suas propostas não passarem.

O PSD tem apenas dois caminhos: ou se torna populista ou se encosta à direita. Marques Mendes sabe isso, mas ou Mendes faz esta escolha neste congresso antecipando-se aos restantes ou então sabe que mesmo os que lhe disputam a liderança vão ficar na sombra até alguns meses antes das próximas legislativas, minando-lhe constantemente o percurso.

9 comentários:

Anónimo disse...

"O PSD tem apenas dois caminhos: ou se torna populista ou se encosta à direita."

..Tem dó Raposo...não podes escrever estas coisas....porque levas logo na cabeça de mim...já sabes...
quer reduzir o maior Partido português a dois caminhos "redutores" do próprio Partido é ser mauzinho, tendencioso..etc...

José Raposo disse...

Não é não... é só porque por muito que me custe o PS é que é Social Democrata :)

José Raposo disse...

Vê lá bem como é que se define isso do maior partido português... ou muito me engano ou se utilizarmos diferentes critérios ainda vamos ficar com o PCP como o maior partido Português

Anónimo disse...

o PS não é social-democrata, é "social-oportunista":)...em geral, os seus militantes são egocêntricos (excluo Guterres). Os seus governos são "contra-natura" o seu próprio pensamento político ...enfim...o xuxalismo português é realmente uma PRAGA!

O PSD é um partido efectivamente implantado....ou melhor "enraízado"...nos portugueses...também encerra as suas contradições...mas é mais coerente no seu output! ;)

José Raposo disse...

Olha que bonito... como eu imagino que daí tb já veio a ideia que Guterres tinha fugido às responsabilidades? Afinal em que ficamos? fugiu ou é o único xuxialista sem apego ao poder?

Nada a contrapor, realmente a experiência coerente dos ultimos governos PSD vêm provar ipsis verbis a tua ideia. A clareza, a transparência e a objectividade das medidas prova-o.

De tal forma enraízado que os portugueses deram uma maioria abosulta ao PS... ou muito me engano a culpa não foi do PSD, certo?

Anónimo disse...

(Saudando o congresso do partido, conquanto não atrapalhe a nossa Assembleia Geral) Mal comparado, todos temos direito ao nosso "Ferraz" de estimação...

Anónimo disse...

obrigado pela "estimação"..eheh..sempre é melhor que que outro epíteto qualquer...mas devem estar a falar de uma pessoa que abominam ou desprezam, pelo que percebo...

É óbvio que Guterres fugiu..nem o teu discurso evasivo conseguirá pôr outro adjectivo à demissão de Guterres que não seja "fuga do pântano"!
Mas isso...não faz dele uma pessoa de "menos ou mais carácter"...decidiu fugir em consciência!
Guterres enquanto governante (talvez pela sua vertente "social-cristã") foi menos arrogante que a generalidade dos socialistas...foi isto que quis dizer!
E é fácil de concluír isso: o diálogo permanente...o espírito de missão ou de servir a causa pública é um traço claro de Guterres!...só que os seus "defeitos" tornaram a sua acção política executiva demasiado ineficaz!
Em relação ao enraízamento Vs. Maioria absoluta..uma coisa não tem nada a ver com a outra....senão não tínhamos alternância no poder!
Graças a Deus o chamado "centrão"...vota de acordo com a leitura do momento...e provoca (e ainda bem) a alternância..seja ela com ou sem maioria absoluta!

O enraízamento de um Partido na sociedade é outra coisa.. mais sócio-cultural da história recente...que o PS também tem obviamente e o PCP...mas...na minha opinião o PSD é o Partido mais "interclassista", logo, mais enraízado...mas tudo isto é discutível!
Espero ter sido agora claro.
O meu objectivo é provocar...mas apenas o DEBATE!

José Raposo disse...

Paulo Damásio, controla-te... aqui não te abominamos nem te desprezamos, e não abominamos nem desprezamos ninguém... senão cada vez que me cruzo contigo nos corredores desatávamos à estalada :)

Além disso deves ser um dos três únicos portugueses que conseguem ver assim tantas diferenças entre o PS e o PSD...

Anónimo disse...

o abominar ou desprezar era sobre esse tal "ferraz"...

Estou controladíssimo...;)
´
As diferenças não são muitas...mas são as suficientes para a escolha ser clara...

(então quem são os outros dois??:)