segunda-feira, março 27, 2006

Pensamentos indianos de WC

Sempre que me desloco à casa de banho da minha empresa, quando me aflige alguma necessidade fisiológica, sou presenteado com as seguintes palavras: "disposable toilet seat cover" seguido da marca dos ditos e da sua proveniência – London.

Ora um dia destes ocorreu que a razão pela qual o nome dos ditos não tem uma adequada tradução em português está intimamente relacionada com a razão de Gandhi se ter recusado a vestir roupa que não tivesse sido manufacturada na Índia.

Sim, parece absurdo que Mahatma Gandhi tenha alguma coisa a ver com casas de banho mas se pensarmos que é muito mais barato passar para os restantes povos a responsabilidade de perceberem o que lá está escrito do que produzir novos produtos que respeitem a diversidade cultural do planeta, concluimos que é no mínimo arrogante.

E se de repente se adoptassem medidas, não proteccionistas quanto aos artigos mas quanto ao respeito pela língua ou línguas, (como por exemplo acontece em França). Não ficariam as nossas empresas, e de outros países em dificuldades, habilitadas a concorrer em condições mais justas de preço com as estrangeiras?

Sem comentários: