domingo, março 19, 2006

O emprego é um eufemismo sindical

Como é que é possível imaginar que se cria mais emprego fazendo com que nos dois primeiros anos de contrato, os empregados possam ser despedidos sem que para tal necessite haver qualquer razão?

Parece um bocado absurdo criar emprego começando por criar formas de acabar com ele.

Mas estive a matutar sobre o assunto e realmente vai ser criado mais emprego. Ou seja, do ponto de vista de quem governa ou de quem dirige uma empresa, para quem os relatórios de produtividade, estudos de análise de mercado, médias de empregabilidade e afins são fundamentais, vai mesmo ser criado mais emprego porque um único trabalhador pode ver-se na contingência de ter 3 ou 4 empregos num mesmo ano. Como a mobilidade é maior a procura desce, os números da oferta de empregos sobem e o emprego real também, mesmo que isso signifique mudar de emprego de três em três meses.

Não é razoável que os jovens estejam preocupados porque tal como eles outros jovens podem ser arbitrariamente despedidos e eles podem ocupar o lugar destes. Isto é que é a segurança no emprego.

É só vantagens. Por isso é que eles estão no pelotão da frente e por isso é que nós vamos sempre a correr atrás dos bons exemplos...

1 comentário:

Nuno Guronsan disse...

Allez les enfants de la patrie,
le jour de gloire est arriveé...

E eu a pensar que não podia haver gente com piores ideias que o Sarkozy... Vive la France!