segunda-feira, março 27, 2006

O estado à parte

Na semana passada achei que era altura de tentar ver o novo programa de comentário da televisão portuguesa, protagonizado por Paulo Portas. Confesso que não consegui ver tudo porque fiquei agoniado.
Foi dado a Paulo Portas pela SIC Notícias, a oportunidade de ter a montra ideal para a sua própria vaidade. Não consigo perceber porque razão o programa se chama "O Estado da Arte" e muito sinceramente o único aspecto positivo é ser às 23h e apenas de 15 em 15 dias.

Nada de novo no pensamento do antigo (será que continuará a ser o antigo?) líder popular. Caixa de ressonância das ideias dos governos em que participou como quem passa os dias a dizer "eu avisei" e como se sobre todas as medidas dos governos Durão e Santana Lopes não pudesse recair qualquer mácula. Ou melhor, caixa de ressonância da ideia veiculada várias vezes pelo PP em como se o governo foi despedido, isso não foi culpa de ninguém no PP. Se calhar até é verdade mas isso neste momento não interessa para nada.

Uma vaidade sem fim. Não vi o programa todo mas consegui contar 5 vezes em que Paulo Portas não resistiu a dizer que sabia bem o que era liderar um partido porque até já liderou um. O estilo de realização marcado pelos close-ups à cara e às mãos de Paulo Portas corroboram o estilo marcadamente demagógico das palavras do protagonista.

Este programa suplanta largamente, em mediocridade, o Marcelo, o Vitorino, o Prós e contras, o Choque ideológico, o Frente a frente e outros programas de comentário que agora não me ocorre.

6 comentários:

Anónimo disse...

Impressionante este teu post...deveras!

Para além de pores em causa a liberdade editorial da SIC Notícias..o que será válido para qualquer outro programa..porque todos fazemos escolhas..o mais importante é isto:

A "vaidade" e o "eu sei-o bem" são epítetos que encaixam na perfeição ao programa anterior do mesmo estilo com Soares em que o entrevistador era o "comissário" António José Teixeira...actualmente a comissariar o DN. Aliás já com provas dadas com 3 capas dedicadas a António Carrapatoso.

Portas tem a faculdade de ser um personagem de amores e ódios..daí o seu valor! ..é obviamente incontornável na opinião pública nacional e daí merecer o programa, tal como outros merecem os seus!

Não é... um homem de "consensos moles" como Soares...no entanto..o que tu criticas é exactamente o que me faz criticar Soares..." a vaidade"...e o "eu sei-o bem"...é extraordinário!!!!

É isto que é salutar...a capacidade de podermos ter opiniões parecidas em relação a muitas coisas..mas depois cada um acredita na "face" que quer.....convencidíssimo que está a escolher o melhor...no entanto....apenas escolhe aparências...

Lindo!

José Raposo disse...

Oh Damásio, tu gostas, eu não.

Não vejo qualquer comparação, mas tb já não me interessa continuar a falar do Soares assim como não me vês a falar do Cavaco.

Há um tempo para tudo e esse já acabou.

Tb não sabia que o pobre do Antonio José Teixeira já tinha sido promovido a comissário... se calhar o Luis Delgado é mais imparcial...

Relativamente ao valor que as capas do DN tem sobre o Carrapatoso só me merece um comentário. Se deve tem de pagar, se tem a haver tem de receber.

José Raposo disse...

PS: eu não ponho em causa a liberdade editorial da SIC embora a possa criticar.

Cá para mim eles podem perfeitamente dar programas ao Paulo Portas assim como à Micas coxa, a Rainha da Madragoa.

Anónimo disse...

Vamos esquecr a "liberdade" da SIC...é inquestionável...

O Soares serviu apenas de comparação directa para o teu post (obviamente que não me interessa falar do homem...agora só quando fizer anos de qq coisa...)

Já apelidar de "pobre" o Teixeira é exemplificativo da tua tendência. Obviamente que o Delgado é igualmente tendencioso..para o outro lado...e não tenta disfarçar, o que, na minha opinião é sem pre mais HONESTO, com ele próprio e para com os outros!

Já as capas do DN são OBVIAMENTE muito questionáveis, passo a opinar:

3 dias (ou foram dois?) de 1ª página sobre o Carrapatoso, num caso mal investigado, com tendência a desdizer a capa anterior?...estranho!

Ainda por cima o homem efectivamente PAGOU, depois reclamou e deram-lhe razão..indo ser ressarcido. Não é a competência da DGCI que está aqui mais em causa?

Mas o FUNDO do caso Carrapatoso é: até 2000 alguém neste país declarou "stock options" ?? se sim, como foi taxado em sede de IR?...e o s resultados desta investigação, estes sim, mereciam destaque em 1ª página.

Agora, manchar o bom nome do Carrapato..por algo mal investigado...parece-me "crime"..político...assim, enterra-se mais uma hipótese de alternativa no PSD..não é?..é fácil...

Nuno Guronsan disse...

Como alguém disse por aqui, "Portas tem a faculdade de ser um personagem de amores e ódios", no meu caso é mais de tristeza por esse senhor existir em termos de direito de antena. De modo que, irei continuar a ver a SIC Noticias mas não vejo grandes possibilidades de ver esse programa.

Tenho dito!

Anónimo disse...

Graças a Deus (a a Abril!) cada um de nós pode ver o que quer...e pode apelidar (dentro da boa convivência democrática e de um "mínimo" de respeito cívico) cada programa ou personagem como quiser!!!...
Não "devemos" é lamentarmo-nos por termos mais programas de opinião ou entrevista (apesar de poder ser de opiniões que detestamos) para combater um pouquinho as quintas das celebridades...
Ou o que está em causa é apenas a "figura"? o cabelo? a forma de falar? a origem social? o estilo?...é que por aí ...eu "veto" muiiiitttaaaa geennnnttteeee...é demasiado descricionário não acham?