quarta-feira, março 08, 2006

De partida

Termina hoje um ciclo na vida política do país, e por isso é altura de balanços e expectativas sobre o futuro. O facto de Sampaio ser o último senhor a sair de uma geração de homens que no prazo de pouco mais de dois anos saíram da vida política activa é significativo de uma saudável alternância democrática mas deixa-nos reservas sobre a qualidade dos que ficam.

Este dia encerra inevitavelmente um ciclo de homens ligados mais ou menos à revolução de Abril e muito provavelmente encerra um ciclo caracterizado por uma determinada forma de fazer politica baseada em ideias claras sobre os objectivos de uma sociedade. Já estávamos à espera, e o mundo tem mudado de tal forma que daqui para a frente nos vão restar os tecnocratas que fazem submeter os seus princípios à heterogeneidade de estudos de mercado positivos.

Sampaio não foi perfeito ao longo dos últimos dez anos, e agora que está de partida muitos se colocaram na fila para o criticar. Estranho será saber que a maioria dos que agora dizem não vir a sentir saudades serem os tais que oportunamente não se manifestaram por auto-obrigação a uma espécie de respeito bacoco e saloio às instituições como se as opiniões de alguém se pudessem confundir com o cargo.

Estranho mas também previsível é sabermos que os que agora o criticam não o fariam se Santana ainda estivesse no governo.... Arrasando deste forma qualquer coerência do discurso dos senhores. Ou muito me engano ou Santana não perderá tempo e na sexta vamos acordar a amargura que vai disparar nos jornais na direcção de Sampaio.

O Presidente não foi perfeito como nenhum de nós consegue sê-lo, mas muitos de nós nem sequer tentam.

Por mais dúvidas ou reservas que os seus mandatos nos possam causar, Sampaio não é culpado por haver primeiros-ministros a querer fugir deste buraco. Sampaio à excepção de algumas atitudes esporádicas não quis influenciar a economia (nem devia) ao contrário do que os seus detractores pretendem ver agora reproduzido em Cavaco. Jorge Sampaio sempre manifestou um respeito ímpar pelas instituições as quais é o principal garante fazendo, a meu ver, uma correcta interpretação dos poderes presidenciais assim como da constituição. O Presidente, nos mais variados contextos internacionais prestigiou sempre o nome de Portugal.

Nesta década não nos desenvolvemos e se calhar até somos mais pobres, mas julgo que muito pouca gente poderá responsabilizar directamente Sampaio por isso. Eu não concordei com tudo e apesar disso e se calhar por causa disso agradeço o empenho dos últimos dez anos e a emotividade que por vezes trouxe a Belém que considero ser um sinal de sinceridade e não de fraqueza.

Por tudo isto… Muito Obrigado

7 comentários:

Nuno Guronsan disse...

Tive muito orgulho em ter o Sampaio como presidente do meu país. E é como tu dizes, apesar de não se poder concordar com ele em tudo, soube sempre estar acima do pântano político em que alguns "vermes" se arrastam durante toda a sua vida. E mais importante ainda, nunca fugiu às suas responsabilidades, dando sempre lições de democracia a quem nunca soube fazer mais nada que não fosse criticá-lo.

E quanto ao amigo Flopes, só ficava a ganhar se continuasse caladinho no seu canto. Porque é que ele não gasta o seu tempo de uma forma mais produtiva, tipo a ver se ganha o leilão do seu carrinho, que ninguém parece querer?

Anónimo disse...

Por razões mais ou menos conhecidas (e assumidas na órbita marciana), eu sou talvez aqui o mais sampaísta (?!), por isso... o meu obrigado também!

Anónimo disse...

Boas,
Embora te possa parecer estranho...concordo!
Sampaio foi, sem sombra de dúvida, o melhor PR de sempre!...Trouxe e aprofundou uma "magistratura da pedagogia" que, como ninguém, soube utilizar e não abusar, como alguns dizem.
Teve sempre a palvra correcta em relação ao assunto em análise. Não foi sectário ou partidário. Foi isento, ponderado, não se coíbiu de dar a sua opinião..de apontar caminhos!!!...e caminhos correctos!
Eu diria que Sampaio foi...quase Conservador....na verdadeira assumpção do Conservador...não a que politicamente lhe impõem!
Em relação à "bomba atómica" que utilizou.....discordei do memomento em que a utilizou...concordava mais se fosse ao contrário. Ou seja: dissolver quando Durão se foi embora...e não quando já estava "pressionado" pelo seu campo partidário!....mas tomou sempre a "decisão em consciência"...ouvindo os outros...e em "empatia" com o Povo...e também é isso que se espera de um Presidente!
Parabéns a Jorge Sampaio...espero, sinceramente, que Cavaco não nos faça "ter saudades" de Sampaio!

José Raposo disse...

Damásio, Cavaco terá de ser necessáriamente diferente, mas se tiver Sampaio como referência já não é mau...

Anónimo disse...

Cada um com as suas referências!

(..e não minimizes o Homem antes de ele começar!)

José Raposo disse...

Não estou a contrariar o homem... só estou a dizer que já não era mau ter o outro como referência. Aliás até só me pode surpreender de tão baixas que são as expectativas... :)

Anónimo disse...

Eu sei..
Sou estou a dizer que cada um deve ter as suas referências. As do Cavaco podem ser o Papa João Paulo II, De Gaulle, Churchill, Délors, Karl Popper...e cá dentro: Sá Carneiro....e serem boas referências....era um grande erro se Cavaco se se "referenciasse" no seu antecessor..mesmo tendo sido excelente como foi!
..e a tua mania de fazer "pré-conceitos" (é diferente de preconceitos)...é muito má....eu acho sempre que os políticos vão fazer o seu melhor...e que isso..é à partida já alguma coisa...
És mau ;)