quarta-feira, março 08, 2006

A culpa é da PT ou a explicação que serve a toda a gente

Tempos de amargura da liberdade de expressão justificam explicações pormenorizadas sobre os mais recentes acontecimentos.

Facto nº1 – Existe um processo onde são arguidos várias personalidades mais ou menos conhecidas do público e onde estiveram durante algum tempo envolvidos políticos que afinal não faziam lá falta.

Facto nº 2 – Ao abrigo da investigação a um dos políticos mencionados aqui atrás e que (recorda-se) não fazia lá falta, um juiz pediu listagens de um número de telefone associado a uma conta do estado com vários outros números, para um período em que o politico em causa já não podia utilizar o dito telefone donde resulta a inexistência de chamadas realizadas por este.

Facto nº 3 – A Portugal Telecom na pessoa de uma das suas funcionárias recolhe e destaca através de filtragem em Excel (pronto já estou a complicar) o número solicitado, relativamente a outros da conta onde o número principal se encontra associado tendo dado origem ao envelope nove.

Factos nº 4 – Todos os intervenientes no processo Casa Pia desde o mais simples administrativo ao juiz, não foram capazes de concluir a existência no ficheiro de mais contactos além dos solicitados pois não recorreram à titânica tarefa de seleccionar o tal de filter no Excel (outra vez, já começa a não ter graça)

Facto nº 5 – Uma de duas:

Alínea a) – Alguém do Sistema judicial conseguiu compreender o inestimável valor da listagem que replicava na perfeição o que facilmente se pode obter na lista telefónica e contacta o jornalista do 24Horas para lhe vender estas fundamentais informações.

Alínea b) – O Van Kriken mascarou-se de senhora das limpezas, escondeu-se na reprografia da judiciária e quando toda a gente deixou o edifício vasculhou milhares de documentos com o objectivo de roubar o único que não conseguia entender.

Facto nº 6 – O Van Kriken e o outro publicam no 24Horas a agenda telefónica dos nossos políticos, para grande surpresa do país, pois nunca imaginamos que existissem mesmo políticos que telefonassem uns aos outros e não fossem todos fachadas televisivas de uma grande conspiração interplanetária.

Facto nº 7 – Cai o Carmo e a trindade...

Facto nº 8 - "Levantem as mãos dos teclados". a Judiciária não gosta de ver jornalistas mascarados de senhora das limpezas e para mais escondidos na reprografia e numa acção de represálias sem precedentes confisca os computadores do Kriken e dos outros.

Facto nº 9 – Um Juiz do TIC resolve permitir que os computadores do Kriken e do outro sejam violados como geralmente acontece às krikens baseado no pressuposto que a violação das fontes é hierarquicamente inferior ao crime sob investigação (sim, é o programa da SIC)

Ora então vejamos as conclusões:
Qual é o crime em investigação? É a violação do segredo de justiça ou a publicação de dados supostamente confidenciais sobre o detalhe de chamadas de telefones pagos pelos contribuintes? Se porventura estivermos a falar do crime de violação de justiça então andamos a permitir que quem investiga o faça em causa própria...

Apesar de tudo isto parece-me que a conclusão desta investigação do envelope 9 é básica. A culpa é naturalmente da PT e da sua funcionária e todo o sistema judicial assim como o Kriken e o outro não têm culpa nenhuma.

E a culpa é da PT porque é uma malvada empresa em que o estado ainda está presente e que por uma lógica razão de causalidade é mal gerida e incompetente e daí a necessidade da OPA.

Ou seja só há OPA para que não haja mais envelopes 9.

3 comentários:

Nuno Guronsan disse...

Então é assim: vai-se à toolbar do Data, selecciona-se a opção Filter e em seguida a opção AutoFilter, que até tem uma tecla de atalho. E voilá, temos um belíssimo Filtro, por onde não passa rigorosamente nada com as palavras "24" e "horas"...

Anónimo disse...

Brilhante artigo! E, ó Guronsan, talvez nos PC's dos serviços do estado (para não referir nomes...) as barras de ferramentas até estejam em português, vê lá...

Anónimo disse...

Eheh!
Raposo..deves mesmo escrever o tal livro...tens jeito!...e está tudo dito!

Mas misturar a OPA...no final não fica bem....mas porque é que não consegues ver a OPA como um negócio como outro qualquer?
...e noutro post..pôr o Belmiro como "o que faz discursos em bicos dos pés".....também não vejo a lógica....ele faz tudo..menos isso!...
Atenção , para que conste , eu nem gosto nem desgosto do Belmiro...é um empresário!