sexta-feira, novembro 10, 2006

Admirável Mundo Novo

Ontem comemorou-se a queda do muro de Berlim naquele já longínquo ano de 1989. Hoje em dia constroem-se novos muros, para separar os homens em vez de se encontrarem soluções que lhes permita viver em paz. Sabemos também que para cada muro existem povos. Uns a favor outros contra. Uns mais militantes outros nem por isso. Nos Estados Unidos, terra fértil a todas as teorias de conspiração, assim como vítima de todas as teorias de conspiração, a democracia convive com gente perigosa e extremista que se reúne em grupos mais ou menos organizados. Grupos de lobby, relativamente inócuos quando não envolvem armamento militar, grupos religiosos em que se espera defender valores de sociedades que já não existem e em abono da verdade nunca existiram, e grupos paramilitares e milicianos que acreditam defender o seu pedaço de terra, a sua casa e a sua família, da mesma forma que defendem o seu país.
Geralmente encabeçados por obscuras figuras de extrema-direita que têm o particular cuidado de não expor às televisões os seus reais objectivos, e que organizam e mobilizam grupos de vigilantes e justiceiros. São aqueles para quem o clã Bush é na realidade dessa esquerda da pior espécie, em quem não se pode confiar e que por isso mesmo têm de tomar os assuntos nas suas próprias mãos. É o caso do Minuteman Project e o Texas Border Watch. O nome da organização não é totalmente inocente, trata-se praticamente do mesmo nome de uma milícia formada ainda na América colonial (também chamados Minutemen), e que pretendia ser o tipo de homens que rapidamente poderiam estar prontos para combater em qualquer lado. A sua função actual é bem mais prática/tecnológica.
Organizam-se para manterem a fronteira com o México sob controlo. Utilizam material variado como Web-cams de vigilância e binóculos de visão nocturna. Passam horas a olhar para um pedaço de terra donde virão esses demoníacos e sujos mexicanos e segundo os próprios, chamam as autoridades assim que detectam um. Ainda assim, são às centenas os desaparecimentos de pessoas que tentaram atravessar a fronteira, sendo que apenas alguns destes desaparecimentos são efectivamente imputados aos passadores. É um admirável mundo novo, este em que vivemos, e porque o poder dos mais ricos deve estar ao serviço dos mais ricos, a tecnologia dá uma ajudinha. O Texas Border Watch proporciona que todos possam dar uma mãozinha a esta luta. Basta registarmo-nos e no conforto das nossas casas caçarmos uns mexicanos mais afoitos como se fosse um jogo a 3D.

Sem comentários: