quarta-feira, novembro 08, 2006

Burrito

Um dia é bom quando acordamos com uma boa notícia. Um dia é fantástico quando recebemos duas boas notícias. Os democratas encontraram definitivamente um rumo que os devolva ao poder nos Estados Unidos. Souberam jogar as mesmas cartas que os republicanos, disputaram-lhes os seus melhores trunfos, capitalizaram com a guerra do Iraque mas não tiveram medo de admitir que aquilo era um erro e que a guerra ao terrorismo estava a claudicar perante as concessões à limitação da liberdade e conseguiram ganhar essa aposta até onde não era previsível.
O sistema eleitoral americano não é fácil de compreender. Não o é no caso das presidenciais e muito menos nestas. O que estava em jogo era a totalidade da “House” Casa dos Representantes e um terço do Senado que sazonalmente é renovado.
“As we speak” os democratas já controlam a “House” e estão a um senador de controlarem a segunda câmara. Tudo se joga na Virgínia onde o candidato democrata lidera a votação por uma unha negra.
Uma coisa parece ser certa. Não vai haver mais hegemonia Bush até ao final deste mandato, pois sem o apoio do congresso os presidentes têm uma acção na política externa muito limitada. Além disso abre-se caminho para uma vitória democrata mas próximas presidenciais. Bush já percebeu (deve ter sido um assessor que lhe disse) que foi a guerra que o lixou. Já despediu o antigo amigo de Saddam (agora carrasco), Donald Rumsfeld (segunda boa notícia do dia) mas outros irão pelo mesmo caminho.
O problema é que esta administração fechou as portas. Os próximos dois anos vão ser para gerir a porcaria que se tem vindo a fazer, enquanto nos bastidores se agitam os do costume à espera de um presidente que limpe a casa que este sujou.

2 comentários:

cuotidiano disse...

Só um pormenor - parte (significativa?) dos eleitos democratas não é contra a guerra do Iraque mas sim conra a forma como tem sido conduzida. Ou seja, o "factor Iraque" foi decisivo na derrota de Bush, não forçosamente pela sua existência mas pela "forma".

Em todo o caso, quanto mais derrotas para Bush melhor, evidentemente - e esperemos que isto seja apenas o "aperitivo" para as presidenciais!

José Raposo disse...

Cuotidiano, o rumo da América não mudou... apenas pode levar uma lavagem, e no actual momento isso pode ser muito bom. Mas pretendo abordar isso num post um dia destes.