quinta-feira, novembro 09, 2006

olhares do campo – Umas rapidinhas…

(…só para evitar uma “requisição civil”!)


1- Liberdade, igualdade, fraternidade

Monsieur Sarkozy, que já tentara apagar os fogos suburbanos com gasolina, lembrou-se agora que não seria aconselhável deixar cidadãos muçulmanos trabalharem nos aeroportos franceses. Sábia medida, a de prevenir que esses bárbaros possam estar próximos dos seus alvos preferidos…
Os “teóricos” do “choque de civilizações” devem rejubilar. Mas já não lhes deveria ser tão fácil definirem de que lado é que está o fundamentalismo e a irracionalidade…


2- Democracia, pluralismo e participação

Na véspera do congresso socialista Helena Roseta esboçou em poucas palavras uma crítica ao rumo unilateral e monocórdico do partido e apresentou brevemente duas ou três ideias alternativas.
Entretanto, José Sócrates já havia sido (re)eleito líder, com um resultado inconcebível (superior, até, aos 95,6% de Luís Filipe Vieira no Benfica…).
Bem fez a militante em ser parca nas palavras. Os holofotes já se acendem sobre o palco e as atenções cairão todas no (mais que previsível) discurso do líder. O marketing e a propaganda substituirão a política, o vazio das ideias feitas há-de fazer-se programa. E, acima de tudo, o partido está no poder…Assim não vale mesmo a pena.

2 comentários:

Nuno Guronsan disse...

Por falar em Benfica, já sabem que o mesmo faz parte do Guiness? É a maravilha de ver a SIC Notícias a encher chouriços a meio de uma tarde de sexta-feira... com direito a entrevistas a adeptos e tudo...

José Raposo disse...

1- Esse sujeito é um imbecil. É de uma capacidade de raciocinio totalmente linear e está a fazer o maior esforço possível por conseguir capitalizar o maior número de apoiantes igualmente imbecis do Le Pen.

2- Afinal parece que a Helena Roseta, e os restantes militantes do PS que pretendem apresentar moções ao congresso, o vão poder fazer. Aliás ninguém os impedia a não ser os militantes que não quisessem assinar a entrada dessas moções, mas quiseram.
Além disso o Sócrates já convidou para a sua direcção João Soares e Manuel Alegre, o que não me parece particularmente arrogante. Honestamente não consigo ver o que se pode fazer mais para que a ala esquerda do PS e por acréscimo a ala esquerda do país se sinta confortável. Aliás, a comunicação social muito frequentemente dá um destaque muito superior ao valor das declarações dessa ala esquerda, na esperança que de alguma forma consigam arranjar pontos de discórdia dentro do PS.