sexta-feira, outubro 28, 2005

Filme

Para hoje não há mais nada do que o novo filme da semana. Lord Of the War com Nicolas Cage sobre a história do negociante de armas Yuri Orlov.

Lá em baixo está o link para a página oficial.

Bons filmes e bom fim de semana

quinta-feira, outubro 27, 2005

Newsletter Jornal da Noite (II)


Não preciso de dizer mais nada, pois não?

Não lhes dês Cavaco...

Nos tempos que correm não há tempo para mais que uma revista da imprensa da blogoesfera... longe vão os dias dos artigos de fundo, mas eles acabarão por voltar quando menos se espera. Afinal continuo a manter o meu compromisso com O Eleito, apesar da deriva Monarquico-Totalitarista que por lá anda...

De qualquer forma e para não se perder o ânimo na campanha presidencial que por estes dias vem agitando o país, deixo-vos com este pungente Blog das crianças preocupadas com a possibilidade da vitória de Cavaco Silva nas eleições.

Crianças Aterrorizadas contra Cavaco Silva, deixa claro que as crianças deste país não querem a figura sombria de Cavaco na presidência...

Não nos esqueçamos nunca que "Vote Cavaco e leve grátis um Eanes", não deixe que as suas crianças fiquem assim.

:)

quarta-feira, outubro 26, 2005

Não posso negar

Não posso negar... que aquele esquecimento do Soares sobre onde pára a pergunta do referendo ao aborto, é a argolada do ano...

Já tinhamos perdido o hábito das "gaffes" mas aí estão elas de regresso e em grande estilo...

terça-feira, outubro 25, 2005

Newsletter Jornal da Noite



Só um texto para ajudar os meus amigos a compreender a razão do meu post anterior. Esta é a Newsletter do Jornal da Noite de hoje pelo Rodrigo Guedes de Carvalho

Critérios noticiosos

Perdoem-me o post num estilo bem mais pessoal, mas nesta altura são 19:49... eu estou no meu trabalho onde geralmente me mantenho informado do que passa à minha volta pela Internet...

Certamente que já deverá ter acabado a apresentação do manifesto eleitoral de Mário Soares mas pela internet... nada... absolutamente nada…

É provável que até se fale alguma coisa agora às 20h nos noticiários mas eu que recebo alertas (supostamente noticiosos) por e-mail dos golos marcados pelo Benfica ao Estrela ou outros de duvidosa utilidade, continuo na mais completa ignorância sobre o que poderá constar do Manifesto de Soares.

Este post não tem como objectivo defender e/ou promover Soares. Apenas dizer que independentemente do candidato que eu possa querer escolher para o país, todos me merecem o mesmo respeito e devem merecer o mesmo destaque da comunicação social.

Não gosto de embandeirar em arco contra os jornalistas (à moda do Avelino) mas comparemos com o manifesto que será divulgado a 27 e tiremos as nossas conclusões.


Alan Greenspan

Alan Greenspan está de saída e certamente vai deixar saudades pela forma rigorosa e ao mesmo tempo transparente que dirigiu a Reserva Federal Americana. Este homem conseguiu manter rédea curta na economia americana e evitou que Reserva Federal fosse exclusivamente um instrumento de politica financeira dos diferentes presidentes.

Infelizmente coube a Bush a responsabilidade de nomear o seu sucessor e já terá tratado de dar o lugar um assessor económico bastante próximo (Ben Bernanke).

Zapping XVI

A ditadura não tem regime

Caro Afonso Henriques, também me parece um pouco forçado deduzir que por os portugueses geralmente darem um segundo mandato aos homens que elegem para presidentes, são por isso profundamente monárquicos.

É natural um legítimo interesse das populações em determinado tipo de estabilidade contrário às constantes rupturas com o passado como por exemplo tem acontecido em relação aos governos. E se há lugar em que faça sentido essa estabilidade ela é na Presidência da República.

Recordo-o que apenas passaram 31 do pronunciamento militar (como lhe chama, eu prefiro dar-lhe outros nomes) de 25 de Abril de 1974 e julgo que é precipitado tirar conclusões sobre o "modus operandi" dos portugueses em termos da eleição do Presidente da República.

"Os tais famosos 48 anos de ditadura foram-no em República.", mas certamente compreenderá que podiam perfeitamente ter sido em monarquia, ou noutro regime qualquer porque isso era indiferente para a essência da nossa atípica ditadura, até porque ela era dirigida de São Bento e não de Belém. Nesse aspecto o caso da ditadura espanhola de Franco é igualmente atípico, e a monarquia espanhola era igualmente indiferente para a ditadura porque esta era dirigida da "Moncloa" e não por nenhum monarca a quem Franco tinha até alguma aversão.

Desastroso!!!

Em que condições o Dr. João Salgueiro não consideraria desastrosa a investigação que está a ser feita pela PJ à banca?

É compreensível que o Dr. João Salgueiro considere que o desvio de fundos e a lavagem de dinheiro devam ocorrer num clima de total sigilo, mas será que é preocupante que o inquérito decorra de forma clara, embora desastrosa?

O Dr. João Salgueiro tem de compreender que o tamanho do desastre depende do ponto vista que se tem sobre o mesmo e talvez o ponto de vista do Presidente de uma instituição como a que preside seja um pouco limitado.

E neste caso a dimensão do desastre (quanto maior melhor) só pode beneficiar o bem comum.

Sidonismo

Egas Moniz após a morte de Sidónio Pais refere: "Homem cheio de virtudes e extraordinárias qualidades que um desvairo messiânico perdeu".

A justiça poética das galinhas

E se de repente um país pobre e exterior à união Europeia colocar um embargo ao comércio de aves de um suposto desenvolvido país do clube dos 25?

O suposto país desenvolvido exige o levantamento desse embargo porque um sector económico onde trabalham milhares de pessoas fica em dificuldades.

Moral da história: Somos todos muito bons, na medida em que haja alguém que possamos explorar.

segunda-feira, outubro 24, 2005

O interesse


Parece que o pai da Blogosfera em Portugal, (JPP para os amigos) não concorda com o interesse que esta campanha possa suscitar para os eleitores.

"se Mário Soares disser o que pensa [sobre a globalização, sobre a economia, sobre o mundo], então, sim, o debate será interessante, mas cria um determinado tipo de problemas" e tem razão, cria uma série de problemas, mas o que não sabemos é a quem as opiniões de Soares (que aparentemente tornam o debate interessante) colocam problemas.

Será a Cavaco ou à esquerda de Soares? De quem são as opiniões que desconhecemos sobre a globalização e sobre o mundo?

Não me atrevo a dizer que não conhecemos as opiniões económicas do Professor porque sobre essas já estamos mais do que avisados, mas ainda gostava de saber o que o Professor pensa sobre os restantes temas, se porventura a campanha do Professor não se pautar pelas recentes legislativas... (se não me comprometer muito isto já está ganho)...

De regresso à segunda

E está instalado o caos nos horários dos comboios... Deve ter sido atropelada uma galinha algures, e é preciso chamar o delegado de saúde para a levar para análise para sabermos se houve uma mutação do vírus capaz de contagiar exclusivamente a administração da CP...

É surpreendente a falta de soluções deste país quando alguma coisa corre mal, por mais mínima que possa ser...

Lei de murphy

Lei de murphy (à portuguesa).

Sempre que um carro parar na berma de uma estrada, outro o acompanhará no segmento de berma rigorosamente oposto.

Esta lei tem tendência a verificar-se com maior frequência quanto menor for a largura da via e consequentemente quanto maior for a possibilidade de bloqueio da estrada...

Armas para que vos quero?

Como desviar as atenções de um escândalo político-financeiro à boa moda sul-americana?

Arranja-se um tema polémico, junta-se um referendo, mistura-se uma derrota que possa ser dramatizada e já está...

É descanso garantido pelo menos por uns meses... Será que a moda também pega por cá? Afinal enquanto o pau vai e vem folgam as costas...

domingo, outubro 23, 2005

O Legado Eanista

Cheguei atrasado ao Porto d'Honra pelo que peço as minhas desculpas aos presentes. Já se começa a vislumbrar nestas linhas que me precedem o interesse que este blog vai suscitar.

Por isso permitam-me pegar no post de Tiago Alves para "falar" sobre o carácter messiânico do regime. De facto eu próprio já escrevi sobre o providencialismo à moda Cavaquista que representa a candidatura do professor. No entanto, não posso deixar de reconhecer que, pelo menos nestas eleições, os principais candidatos se apresentam contra o pessimismo e o situacionismo do país (ou uns contra os outros...), como se porventura a eleição de qualquer um deles fosse a panaceia para todos os males.

Nós os eleitores, temos a obrigação de nos recordarmos da responsabilidade de Cavaco e Soares no tal marasmo do país.

Caro Tiago, concordo consigo sobre o carácter messiânico do regime, mas considero que esse facto não é necessariamente característica exclusiva do regime republicano, antes está agrafado à nossa forma de ser, desde sempre.

A questão que se nos afigura em relação à República e principalmente à III República, é o carácter presidencialista ou semipresidencialista do regime. Desde que me lembro (pouco porque ainda sou um moço novo...) sempre se discutiram os poderes presidenciais, não em abstracto como deveria ser, mas sim de acordo com as personalidades que pretendem ocupar Belém e a respectiva interpretação que fazem desses mesmos poderes.

Evidentemente é possível tirar conclusões sobre o que se deve esperar da interpretação que os candidatos fazem dos poderes que pretendem vir a desempenhar. Aliás, no caso actual sabemos qual a interpretação de um dos candidatos, porque já ocupou Belém, mas parecemos todos (genuinamente...) mais preocupados com a interpretação que Cavaco faz desses poderes.

Mas afinal o regime é presidencialista ou semipresidencialista??? Apesar de algumas interpretações que recentemente surgiram pela comunicação social, dizendo que o Presidente poderia ou até deveria presidir às reuniões do Conselho de Ministros ou até até definir o rumo da política do Governo, o regime é semipresidencialista na medida em que o Presidente não exerce funções executivas e apenas pode influenciar o trabalho do governo a quem compete governar.

Embora desde a constituição de 76, onde a separação entre as tarefas do presidente e do governo estava confusa e mal definida, devido a um natural receio de excesso de protagonismo de qualquer dos intervenientes, conseguiu evoluir-se para uma divisão praticamente estanque dos poderes de ambos os órgãos de soberania com natural destaque para os poderes do Presidente para a dissolução e nomeação do governo em primeiro por se tratar da primeira figura do estado e por sofrer uma eleição directa.

Quem nos deixou um considerável legado de confusão quanto ao desempenho dos poderes do Presidente foi Eanes. O antigo presidente fez uma interpretação demasiado interventiva destes poderes, o que aliado a um ego pessoal considerável (comum nos militares) fez com que Eanes exigisse a alguns governos a tomada de diversas medidas contrárias ao rumo delineado pelo governo (Balsemão que o diga...) e que no limiar viria a dissolver o parlamento numa medida clara de benefício para um partido que crescia na sua sombra. (alguns aqui vão dizer que Sampaio fez o mesmo, mas isso não corresponde à realidade porque Sampaio deu uma oportunidade, desperdiçada, à anterior maioria).

É este homem que encabeça a comissão de honra de Cavaco às presidenciais e ainda que Cavaco diga respeitar os actuais poderes do presidente, este convite e o que colaboradores mais próximos do professor têm vindo a deixar cair para a comunicação social, devem naturalmente deixar-nos preocupados com a interpretação de Cavaco.

sexta-feira, outubro 21, 2005

Hoje não há bolos

Hoje não há bolos...

A fábrica esta fechada para balancete e só se houver uma demissão do primeiro ministro, uma catástrofe de proporções bíblicas ou um novo candidato presidencial é que a fábrica volta a abrir.

Regressa no domingo ou segunda...

...até lá podem sempre divertir-se com o novo filme da semana"As Bonecas Russas".

quinta-feira, outubro 20, 2005

Cavaco por Nuno Rogeiro

"Cavaco Silva apresenta-se como um caudilho, uma espécie de Sidónio Pais e de Gaulle."

Poço de Boliqueime revisitado

Se eu já achava ser importante uma vitória de um candidato de esquerda nas próximas presidenciais, hoje considero-o fundamental.

A promiscuidade que a comunicação social demonstrou em relação ao candidato Cavaco Silva, depois do massacre feito a Soares;

A forma como os restantes candidatos à esquerda se prestaram a estar reunidos num órgão de comunicação social para analisar a intervenção de Cavaco;

A anunciada "intervenção (abstracta, para já...) no futuro do país, respeitando os poderes do presidente", vindo do homem que passou quase dez anos a críticar esses mesmos poderes;

E a forma como a plateia (o povo anónimo e a Maria...) foi amestrada para falar da honestidade e independência do candidato, devem obrigar a esquerda a unir-se em torno de um projecto (seja ele qual for) para manter a república (isto já parece cliché) nas mãos do povo e não nas mãos dos tecnocratas como Cavaco.

My way...

"Acreditais, não acreditais, que nasci para grandes empreendimentos?
Todos sabeis, não sabeis, que estou marcado por alto fogo?
Sabei-lo vós, sabem-no os poetas..."

in "O Quinto Império - ONTEM COMO HOJE", de Manoel de Oliveira

(comentário do meu "anónimo do costume"promovido a post por motivos óbvios)

O Eleito

No próximo domingo terá inicio a actividade de um novo blog, organizado pelos responsáveis d' O Dolo Eventual – Pedro Santos Cardoso e David Afonso que trazem consigo a chancela de mais de 10.000 visitas e têm vindo a ser citados em diversos órgãos de comunicação social devido à alternativa campanha autárquica 2005 d' O Dolo Eventual.

Este blog tem por objectivo colocar o passado, presente e futuro da Re(s)pública em debate, por ocasião das eleições Presidenciais em Janeiro 2006, e procura reflectir sobre as propostas de todos os candidatos, representando o mais vasto número de opiniões que possam surgir sobre esta matéria.

Terminará as suas actividades quando o Palácio de Belém for ocupado pelo "Sr. que se segue..."

Os moderadores tiveram a amabilidade de me convidar a participar n' O Eleito, por isso nos próximos tempos também me podem encontrar por lá, muito embora os posts que por lá colocar venham a aparecer também aqui.

De qualquer forma convido-vos desde já a fazerem-nos uma visita através deste post ou através do link aqui na barra lateral.

O Tabu (6546887º Remake)

É hoje que se quebra mais um Tabu do professor...

É hoje que o professor pretende fazer crer ao país que até já se enganou e que as dúvidas lhe afloram frequentemente o espírito, porque no fundo é um homem como outro qualquer.

É hoje que o professor pretende dizer aos jornalistas que sempre os teve em grande conta apesar da forma como os tratou nos últimos 20 anos.

É hoje que o professor pretende deixar claro que por não estar ligado à política activa há dez anos isso faz dele uma figura “muito independente”.

É hoje que o professor vai voltar a falar no “superior interesse nacional” da sua candidatura.

É hoje que o professor vai querer fazer passar a imagem do avô de Portugal, que Soares já teve mas que entretanto perdeu.

É hoje que o professor vai afirmar a sua equidistância do poder executivo do governo apesar do que dizem os seus colaboradores mais próximos nos jornais.

É hoje que começa a verdadeira luta pelas presidenciais.

Sintonia II

O governo faz da luta contra os privilégios e contra o corporativismo de diversas classes, a sua bandeira.

Por oposição juntam-se as classes, juntam-se os ricos e os pobres, juntam-se juízes e oficiais de justiça, juntam-se professores, alunos e contínuos, juntam-se médicos, enfermeiros e maqueiros, juntam-se todos pelos privilégios e pelo corporativismo.

Sintonia I

Valentim afirma-o por despeito, mas o que significa para Sócrates o Presidente da metro do Porto identificar-se com o seu estilo?

Wireless

Wireless
Wireless,
originally uploaded by Fox's cameraphone moblog.
Agora é que vai ser... Com a minha nova placa 3G este blog vai entrar na geração wireless... Agora ninguém pára este Suburbano... (só um assalto no comboio...)

Na bruma...

Hoje esta um excelente dia para o surgimento de mais um Sebastião... Os grandes estrategas destas coisas só lamentam que os noticiários principais não sejam ao amanhecer para dar substância ao nevoeiro...

quarta-feira, outubro 19, 2005

Deu boi branco

Hoje o boi que apareceu pelo Dragão foi branco... Será que amanhã nos jornais a crise azul e branca já terá passado e o boi preto da semana passada será esquecido?

Tásse...

Obrigado à CGD por existir...

Não só é o banco de todos nós, que apesar de tudo tem resistido as tentações privatizacionistas, como faz questão de ser a única empresa do país que me continua a chamar jovem...

Parabéns pela nova campanha mas fica um alerta...

Embora eu me identifique com a música tenho alguma dificuldade em reconhecer à generalidade da minha geração aquele ar urban- chic-saudável-sofisticado...

Sugestões

Esta sugestão talvez venha a fazer parte do meu próximo fim de semana planeado...

Histórico

No julgamento histórico que hoje começa em Bagdad não haverá surpresas, nem depoimentos dramáticos, nem advogados brilhantes.

Saddam Hussein será julgado e condenado, como aliás merece.

A única verdadeira incógnita é saber se o ditador abandonado por todos ao ponto de ter de se esconder num buraco, manterá em tribunal a arrogância de outros tempos.

Tecnologia

Isto não é publicidade... É apenas mais um dos meus interesses.

Este telefone é provavelmente o melhor que o mercado tem para oferecer. A juntar à já habitual resistência da Nokia e "friendness" dos menus, este telefone está especialmente vocacionado para a fotografia com uma câmara de 2megapixel, aliado a um formato mais cómodo para o fotógrafo.

Além disso no Nokia N90 não foi esquecida toda a parte de organização pessoal e integração de mail com o fácil envio de imagens e texto, o que faz dele uma importante ajuda no dia a dia, assim como um interessante objecto de entretenimento...

(Yes, i'm a geek) mas têm de compreender que estes pequenos objectos infernais dominam parte substancial da minha vida... não vos vou falar do preço pois ainda é bastante proibitivo.

Outono-Inverno Election Fashion 2005

As eleições autárquicas já lá vão e as presidenciais já voltaram a agitar os media, mas isso não pode fazer esquecer a vitória do marketing político nestas eleições.

Nunca como antes os cartazes por esse país fora foram tão escrutinados quantos os candidatos e realmente eram na generalidade dos casos muito maus...

Mas só para a posteridade gostaria de relembrar os principais modelos deste ano que devem repetir-se na estação outono-inverno de 2009.

Este ano vingaram os seguintes modelos:
  • Os casais (candidato à câmara + candidato à assembleia municipal);
  • As "menagé à trois" (candidato à câmara + candidato à assembleia municipal + candidato à freguesia);
  • As equipas de futebol (candidato à câmara + candidato à assembleia municipal + toda a equipa de vereação).

Pode ser que no futuro tenhamos mais sorte...

Correcção nocturna

Importa uma correcção àquilo que estou a ouvir neste momento na Sic Notícias... Ou o problema é meu ou alguém anda com problemas auditivos... O que o ministro disse foi: "...colocar portagens nas SCUT é realista e o programa do governo já prevê isso, além disso é um assunto que estará em análise no próximo ano." daqui à afirmação acabada de fazer que o ministro vai colocar portagens nas SCUT vai uma certa distância.

terça-feira, outubro 18, 2005

Nada se perde tudo se bloga...

É o caso do mau blog que o Sapo resolveu criar sobre o Orçamento 2006, para fazerem algo como isto mais valia estarem quietos.

Material circulante...

Eu gosto mesmo de andar de comboio... esta afirmação parece estranha para um gajo que tem um blog intitulado "Suburbano" e que em muitas ocasiões falou aqui do suplício que são as viagens suburbanas para o Cacém.

Mas ainda assim, subsiste dentro de mim uma ideia mística (sim, daquelas que nos faz gostar das águas furtadas em Lisboa) de comboios de longo curso.

As viagens têm sempre algo de especial pelo misto de sentimentos que provocam em quem fica e em quem parte e as estações e os aeroportos são locais onde (especialmente para os portugueses) se mistura a saudade com a aventura de correr o mundo.

Agora é o momento em que os meus amigos perguntam porque razão está um gajo registado no novo site da CP?? E perguntam muito bem... Sei lá... Talvez isso faça parte de uma espécie de paranóia informática que a cada dia cresce em mim e que precisa de ser alimentada com o registo em todos os sites onde seja possível fazer qualquer tipo de transacção... como é o caso do novo site da CP.

Não sei se a CP me fez algum inquérito enquanto eu passava pelas brasas numa qualquer viagem suburbana, mas ainda assim eles conseguiram perceber o meu interesse pelas grandes viagens de comboio (à excepção de Lisboa - Madrid) e lançaram para todos os clientes registados no site, um concurso/desafio que irá permitir o sorteio de uma viagem para duas pessoas no famoso Expresso do Oriente.

Mais informações aqui. Registem-se e vão passear no Expresso do Oriente com o vosso(a) mais que tudo.

O que é o BookCrossing?

O prometido é devido... o homem tardou mas não falhou, foi preciso entrar de férias e ter o seu próprio blog... mas aqui está o tão prometido post sobre o Bookcrossing...


bookcrossing

"o acto de deixar um livro num local público, de forma a que outros lhe peguem e o leiam, e assim consecutivamente. " (Concise Oxford English Dictionary , Agosto de 2004)

O Bookcrossing baseia-se num princípio muito simples, "se gostas muito de um livro, porque não partilhá-lo com alguém?". E há diversas formas de o partilhar, desde enviá-lo a alguém conhecido, deixá-lo num banco de jardim para que alguém lhe pegue, ou mesmo entregá-lo a uma instituição de caridade ou a alguma instituição que os envie para um país ou região onde esse livro possa fazer a diferença. Mudar o mundo a partir de livros? Difícil mas não impossível.


  1. Registar-se no site bookcrossing.com, tal como se registaria num outro site qualquer;

  2. Registar um livro, obtendo assim o seu BC-ID, que deve ser colocado no livro, ou escrevendo-o no interior da capa, ou através dos autocolantes oficiais do BC, disponíveis no site. Ao registar o livro, deve dar a sua classificação ao livro (book rating) e escrever um pequeno comentário ao mesmo (journal entry);

  3. A partir daqui o livro faz parte oficial do movimento Bookcrossing e várias alternativas se colocam. Caso alguém do bookcrossing te envie uma mensagem (private messaging) a solicitar o livro ou decidas enviar a alguém que conheces, deves alterar o status do livro para Travelling, uma vez que ele vai viajar. Nessa sequência, a pessoa que o receber irá ela própria escrever uma journal entry sobre o livro. Caso decidas deixar o livro em algum lado, significa que o vais largar na "selva" e, como tal, deves fazer uma "release in the wild" entry, opção disponível no registo do livro no site. Deves indicar o sítio preciso onde o largaste, a hora e o dia, pois no momento em que fizeres a entry, poderá haver bookcrossers a receberem uma mailing list específica sobre a área onde largaste o livro, isto para além de um qualquer desconhecido que o possa encontrar.

  4. Também tu podes pedir livros a outros bookcrossers, ou mesmo trocar livros, situação em que os gastos no correio ficam mais equilibrados;-)))

E em traços gerais, é isto. Vais ver que o Bookcrossing te irá proporcionar agradáveis surpresas. Pegando no meu caso pessoal, tenho neste momento um livro que já passou por 10 pessoas diferentes, em Portugal, Holanda, EUA, Canadá, Brasil e de volta a Portugal. Já recebi e enviei livros para países como Brasil, Alemanha, Letónia, Roménia, EUA (onde chegou ao Alaska, por exemplo), e é sempre giro ver o que as outras pessoas escrevem sobre determinado livro. E fiquei espantado por o 1º livro que eu larguei na "selva" (no caso, no Castelo de S. Jorge, em Lisboa), veio a "aparecer" uns meses depois no Algarve...

Em Portugal o movimento está de pedra e cal, estando entre os primeiros dez países com maior número de bookcrossers, chegando a haver encontros em pessoa, onde se trocam dezenas de livros.

Dêem uma vista de olhos, vão ver que vale a pena, especialmente para quem gosta de livros...

By NunoGuronsan

Zapping XV

... in translation

Viva o sindicalismo acrítico

Viva a CGTP... Pela primeira vez desde antes da tomada de posse do governo, alguém aparece num órgão de comunicação social a elogiar ou a criticar de forma construtiva o primeiro orçamento não herdado deste governo.

Logo, e sem demoras o representante da CGTP no programa da RTP considera que o painel deveria ser mais abrangente...

Ou seja, para a CGTP o painel está lá para criticar e na falta disso há falta de representatividade… Qualquer semelhança com o discurso de Santana sobre o direito ao contraditório é simples coincidência…

Bem, para criticar por criticar sem qualquer objectivo construtivo em matéria de concertação social já existe a CGTP, que considera tal como à trinta anos, que a concertação se faz na rua ou em plenário de braço no ar, com moções aprovadas por unanimidade e aclamação...

Para centrais sindicais como a CGTP ou se está com os trabalhadores ou se pertence ao grande capital e logo tem-se como objectivo a exploração e precariedade da mão-de-obra. Ou seja, ou se está com os trabalhadores ou se está "com os terroristas".

A questão é aliás bastante simples... ou a CGTP pretende fazer parte do processo para mudar o país ou acabará por ser excluída dele.

"O regresso"

Como os meus amigos sabem, apesar do meu ego espanhol consigo render-me à evidência de quem escreve melhor do que eu e que consegue expressar de melhor forma aquilo em que também eu acredito.

Recordam-se de um moço que aqui à uns anos atrás encabeçava o projecto Politica XXI??? Pois, apesar do seu desaparecimento político após a fundação do BE, Ivan Nunes, anda por aí na blogosfera e acabei de me cruzar com ele na Praia.

Deixo-vos aqui um excelente post da sua autoria. Garanto que vai ser fácil descobrir de quem fala mesmo sem recorrer ao link.

segunda-feira, outubro 17, 2005

A culpa nacional

E a culpa continua a ser dos jornalistas... Havia de ser de quem???

A gripe terrorista

O nível de estupidez do Bush não pára de me surpreender e com ele a minha perplexidade com a forma como este homem vê o mundo e com as soluções que pretende implementar seja para os problemas mais banais ou mais importantes.

Depois do "Patriot Act" e depois de ter comparado a destruição provocada pelo Katrina como uma bomba atómica, volta a deixar claro que só consegue pensar em termos militares.

Desta vez pediu ao congresso que lhe fosse permitida a utilização dos militares para controlar um possível pandemia de Gripe das aves, instalando uma espécie de lei marcial.


Bush said aggressive action would be needed to prevent a potentially disastrous U.S. outbreak of the disease that is sweeping through Asian poultry and which experts fear could mutate to pass between humans.


Such a deadly event would raise difficult questions, such as how a quarantine might be enforced, the president said.

"One option is the use of a military that's able to plan and move," he said. "So that's why I put it on the table. I think it's an important debate for Congress to have."


Contra quem é que Bush quer actuar agressivamente??? Contra as galinhas??? Passará pela cabeça deste homem comercializar ainda mais armas para que todos os americanos possam passar o fim-de-semana a combater a gripe das aves matando tudo o que voa???

Claro que é razoável que se tomem medidas e que não se fechem os olhos aos potenciais perigos, mas infelizmente o presidente americano não se preocupa com isso. Apenas se preocupa como controlar os seus cidadãos que venham a ter a Gripe.

Passarada



Assunto extraído directamente da conversa tida ao almoço aqui pelo trabalho... neste assunto como em tantos outros impõe-se alguma calma e principalmente bastante humor.

Saudação especial

Saudação especial para o amigo Fonseca que frequentemente me tem visitado, pela criação de um novo espaço na blogoesfera.

Ainda vou conseguir que os meus amigos adiram todos à moda dos blogs.

O Blog do Fonseca dá pelo nome de Espaço Cinzento e embora o autor já me tenha prometido que o site não será nem pouco mais ou menos tão politico quanto o meu já dá para ver que terá bastante interesse.

Boa sorte

A lição sul-americana

Já falei por aqui do mauzão do Chavez e de como o pobre infeliz é perseguido por esses malfeitores de direita que vivem todos nos Estados Unidos. Mas bem lá no fundo todos achamos que este tipo de regime esquerdista místico na América do sul não tem futuro nenhum e Chavez tem vindo a esforçar-se por o provar.

Todos sabemos que a Venezuela é a personificação da república das Bananas que em tempos chamámos a Portugal... mas o que não sabíamos é que o País europeu e desenvolvido que é Portugal, plataforma (junto com a Espanha) do entendimento da União Europeia com a América latina, podia levar uma lição de separação de poderes entre Poder executivo e judicial.

Claro que na Venezuela esta separação só dá jeito invocar quando o poder executivo não está interessado em interferir, mas a bananização do nosso sistema judicial fica mal na fotografia em comparação com o Venezuelano.

Luís Santos, que inexplicavelmente é considerado inocente, num país em que o povo considera que toda a gente deve ser fuzilada sem julgamento está em prisão domiciliária em Caracas e tem já o julgamento marcado apesar dos inúmeros adiamentos.

Segundo parece, existem cerca de 140 venezuelanos presos em Portugal e pelo menos duas cidadãs daquele país foram presas (mesmo dentro da prisão) preventivamente durante 1 ano e 9 meses respectivamente sendo posteriormente ilibadas em julgamento.

Dá que pensar na nossa justiça que os especialistas dizem ter excesso de garantias para os arguidos...

Viva o Sporting

Serve este post (claramente motivado por um sentido de serviço publico para as gentes de Alvalade) para lembrar que já houve um dia em que o Sporting ganhou mesmo títulos e não foi assim há tanto tempo.

E de certeza que isso voltará a acontecer no futuro apesar de o Sporting ser actualmente tratado como um clube dos campeonatos distritais.

Isso não evita a necessidade da saída do "rinoceronte apaneleirado" (expressão adequadamente roubada ali no Lóbi do Chá) e a contratação de um novo treinador que ponha a andar outros rinocerontes apaneleirados que dão pontapés na bola em troca de milhões de euros.

Fim de semana

"tostas do outro mundo"

quarta-feira, outubro 12, 2005

O Sr. Provedor

José Sá Fernandes conseguiu ser eleito para vereador na câmara municipal de Lisboa, em grande parte devido ao considerável empenho de Louçã na candidatura do independente.

O responsável pelo embargo do túnel do Marquês (segundo Carmona, prontamente corrigido por Sá Fernandes dizendo que quem mandou fechar o túnel foram três juízes...) tem agora a possibilidade de provar a força dos seus projectos e ideias para Lisboa.

No entanto é pouco provável que Sá Fernandes tenha um papel activo na vereação da capital porque a Maria José vai viabilizar os projectos de Carmona...

Assim sendo Sá Fernandes já reivindicou para si a função de provedor dos lisboetas e da cidade... (???) que eu saiba isso é função que não existe e para a qual os lisboetas não deram mandato a Sá Fernandes...

O vereador (com ou sem pasta) terá de compreender que o seu papel actual é um papel político e não exclusivamente cívico como antes. Agora, Sá Fernandes está ao mesmo nível que todos os outros que disputaram a câmara de lisboa e não moralmente acima deles.

Apontamentos da Blogoesfera

Já há algum tempo que não deixava aqui nada sobre as minhas deambulações pela blogosesfera. Às vezes o fervor político leva-me a concentrar-me mais sobre um tipo específico de pesquisas o que por vezes resulta numa visão estreita e por vezes muito inflamada da blogoesfera.

Mas ainda assim aparecem por vezes coisas estranhas (todos sabemos que anda por aqui muito maluco) mas relativamente inócuas.

Por isso não posso deixar de destacar uma descoberta da vizinha Blogotinha que hoje colocou um post sobre uma inovação em termos bloggers.... Os "Blogs-Voyeurs ou Blogs Big-Brother".... Já estão todos a ver onde isto vai parar.

De qualquer forma deixo-vos alguns bons exemplos como a Porta onde quem procura um modelo pode ver algumas opções, O Meu Frigorifico visto por dentro e/ou por fora, A Minha Secretária ou o Roupeiro.

Mas naturalmente a esta amostragem não poderiam faltar alguns modelos de blog-voyeurs mais ousados como A Minha Sanita ou As minhas Cuecas.
Tudo boas leituras :)

Jogo de cintura


O comportamento de Chirac em relação ao projecto Europeu começa a tornar-se semelhante com o de Bush quanto à teimosia em levar à frente as suas opiniões sempre que consideram que elas lhes possam valer votos.

Esta semana foi preciso Durão Barroso repreender publicamente Chirac, (quem diria) pedindo-lhe que não passasse os dias a criticar as instituições europeias porque isso era contra-produtivo....

Desde o Referendo Europeu que os franceses rejeitaram, por razões que não vale a pena agora falarmos, mas que Chirac defendia... o Presidente Francês passou a ser uma espécie de “enfant terrible” da politica europeia e tudo aquilo que no passado defendeu sobre a integração europeia e o caminho para a união são irrelevantes.

Agora chirac aproveita cada oportunidade para dizer mal, porque isso lhe traz dividendos políticos em França.

Bloco central revisitado

Finalmente a Alemanha consegue resolver o seu impasse político que mantinha a Europa em suspenso à semanas.

Schroeder compreendeu que tinha mesmo perdido as eleições e que a sua pretensão à chancelaria era ridícula e afastou-se.

No entanto, a solução encontrada pelo SPD e pela CDU é uma solução bem nossa conhecida e tal como nós sabemos pode resultar numa estagnação a prazo.

Bem sei que os Alemães não são propriamente como os portugueses, mas um bloco central à alemã no motor da economia Europeia, com um ministro das finanças do SPD é capaz de não resultar.

Vamos continuar a aguardar se as cedências de Merkl ao SPD são apenas circunstanciais ou de fundo.

1º Aniversário

É bem verdade... O "Suburbano" comemora hoje um ano, com os seus altos e baixos como tudo na vida.

Com dias mais produtivos e outros em que a falta de motivação e alento quase me impedem de levantar, quanto mais de escrever.

Mas estas coisas de aniversários neste mundo etéreo, codificado em pequenos zeros e uns, não pode afastar-se dos números... Por isso aqui vai: 1 ano, cerca de 260 "postas", mais de 3100 páginas visitadas, em 27 países diferentes, em todos os continentes, são razão mais do que suficiente para continuar pelo menos nos próximos 5 anos.

Ao longo dos últimos meses tenho vindo a desenvolver um esforço considerável para manter a actualidade e para aumentar o interesse desta humilde página, através de várias inovações técnicas que vou aprendendo por aí. Assim, hoje lanço uma nova imagem do site que os meus amigos poderão avaliar nos comentários.

Procurarei sempre deixar aqui informação relevante da forma como eu vejo a vida mas sempre de maneira a que sobre essa minha visão se possam abrir valentes e saudáveis discussões, que como sabem eu muito prezo.

Obrigado a todos os que me "visitam".

segunda-feira, outubro 10, 2005

Autárquicas 2005

Notas finais... no meu Cacém ganhou aquele desgraçado do Justino... o infeliz que nasceu, cresceu, vive e trabalha no Cacém.

Este é um resultado historico para a direita no Cacém, nunca antes a junta tinha sido controlada pelo PSD.

A ver vamos no que dá...

domingo, outubro 09, 2005

Autárquicas 2005

Bem... caminhamos para o fim de festa e para o balanço necessário de noite eleitoral.
Amanhã estarão os matutinos cheios de parangonas massacradoras da maioria de Sócrates num estranhíssimo fenómeno anti-poder que a nossa comunicação social tem vindo a desenvolver nos ultimos anos não exclusivamente contra o PS, mas contra a classe politica de forma geral.

Sócrates reage como primeiro ministro e como o fez na semana passada em relação à contestação social nas ruas. Deseja boa sorte a todos e garante que irá trabalhar com todos porque os portugueses reconheceram a diferença entre actos eleitorais. Amanhã dirá que ficaram basicamente com as mesmas câmaras que tinham antes e vai dizer que a previsivel hecatombe eleitoral que se anunciava para o PS não ocorreu porque em total de votos no país o PS não foi propriamente esmagado e depois disso vai continuar a sua vida governativa.

Marques Mendes, que não deve esta vitória aos exclusivos méritos da sua liderança vai espremer ao máximo todas as possiveis e imagináveis leituras nacionais destes resultados embora afirme que não podem ser interpretados dessa forma.

À esquerda do PS continua o sintoma mesmo quando perdemos, ganhamos sempre....

Ribeiro e Castro parece ser o único verdadeiro perdedor destas eleições... ninguém se preocupou em saber se ele tinha alguma coisa para dizer ou se porventura era importante ter uma equipa de reportagem no Largo do Caldas até quase o final da noite. Até quando ganhou em coligação os louros foram para o PSD.

Mas Sócrates e o país não podem fugir de um conclusão lógica. O país insistentemente continua a votar à esquerda e se por acaso a arrogância de um PS com a sua primeira maioria absoluta tivesse sido menor, talvez fossem possiveis coligações à esquerda e talvez no Altis se comemorasse agora a vitória de várias câmaras urbanas.

Autárquicas 2005

Agora vai falar Louça... e ou muito me engano ou o BE ganhou estas eleições... não tem ganho todas? afinal o BE e Louça possuem uma espécie de superioridade moral em relação a todos os outros. Pena que por vezes cometam os mesmos erros que os outros partidos ao ponto de isso já fazer agitar o seus militantes.

Autárquicas 2005

Sobre o amigo Carrilho provavelmente só falarei amanhã, mas realmente é pena que Lisboa perca a rara oportunidade de ficar com uma familia real, com herdeiros e tudo...

Autárquicas 2005

Continua a chover e a noite começa a esmorecer politicamente com a derrota do PS e a vitória previsivel do PSD tal como à quatro anos.

Jorge Coelho já falou na derrota e colocou a fasquia 3 câmaras abaixo do valor de à quatro anos em que as autárquicas tb foram votadas em contra-ciclo eleitoral, o que na altura daria o discurso do pântano.

Luis Delgado falava esta semana em Jerónimo de Sousa como sendo o Bill Clinton português, e parece que o apelo do deputado operário está mesmo a resultar e a CDU tem vindo a subir em todos os recentes actos eleitorais.

Autárquicas 2005

Rui Rio não está com Pinto da Costa mas está com o verdadeiro povo do Porto... por isso é que o emplastro, sim aquele do sinal e dos dentes podres está na sede de campanha de Rui Rio. O Porto é mesmo assim e por isso Rui Rio já prometeu festa rija lá fora nos Aliados.

Que bom, os laranjinhas do "quem-não-salta-é-do-ps" não regatearam lugares para apoiar Rio... mas Rio não esclarece se eles vão ou não ter lugares nas empresas municipais.

Vince

Agora para outro assunto totalmente diferente... enquanto aqui em Portugal enchemos as televisões com os tais candidatos "famosos" de que já tinha falado durante campanha, os tais que preferem a arruada à verdadeira discussão de projectos e no atlântico agigantam-se sinais de perigo.

Autárquicas 2005

Não há palavras para descrever o que se passa na televisão... não vou falar de alguém que dá varinhas mágicas em troca de votos...

E vem já aí o isaltino... nem vou ver

Autárquicas 2005

João Soares já falou... e desculpem-me mas falou pouco mas falou bonito... João Soares foi de facto o único candidato a Sintra que apresentou propostas e que tinha um projecto definido para os proximos 4 anos ao contrário do voto no escuro em Seara.

Lamento não ter João Soares como meu presidente nos proximos anos mas espero que não ceda a qualquer tipo de vontade do aparelho socialista e que fique como vereador e daqui a 4 anos prove a razão do seu projecto ser melhor.

Autárquicas 2005

Não tenciono perder aqui muito tempo com Fátima Felgueiras até porque creio que o seu julgamento começa amanhã...

De qualquer forma a Fátinha e os outros "supostos" independentes que sempre esiveram tão bem dentro dos seus partidos... surgem agora como arautos da luta contra "os partidos que só querem o poder pelo poder" (já me dói a barriga de tanto rir...) e como pioneiros de uma fundamental mudança politica no país... que levará ao governo o Quim Barreiros, o Tony Carreira e a Àgata

Autárquicas 2005

Assis já admitiu a derrota e garante que se vai manter como vereador. Acho bem que fique pois foi para isso que foi eleito e o país está farto dos politicos só querem aceitar os cargos se efectivamente os ganharem.

Embora Assis seja um homem de principios que quase todos reconhecemos, não lhe fica bem ser deputado e vereador e se não me engano deputado europeu.

Autárquicas 2005


Parece que cheguei tarde demais... o limite do Stape já foi atingido... esperemos que melhore para o resto da noite porque nas televisões não falam de algumas câmaras e freguesias "da segunda divisão" mas que também me interessam.

Autárquicas 2005

Então??? afinal como é? podem ou não tirar-se ilações nacionais das eleições autárquicas??? será que Dias Loureiro já está a meter a carroça à frente dos bois?

Autárquicas 2005

Bem, é esta a democracia que temos ou melhor dizendo a partidocracia que temos.... por este e por outros sites no país não há dados oficiais porque os computadores do STAPE estão em baixo, mas às direcções partidárias já começam chegar

Autárquicas 2005

Breve ronda pelos sites dos partidos. O do PSD tb está em baixo e os restantes não sofreram qualquer alteração ou comentário

Autárquicas 2005

Pelo abrupto Pacheco Pereira tb sofre de excesso de utilização do servidor da SIC tal como o do Stape e fala numa vitória total do BE nestas eleições... Vou tentar perceber o que o comentador quer dizer mais à frente.

Autárquicas 2005

Festejando o seu já bem conhecido desportivismo e sentido democrático, Ferreira Torres já disse que "a culpa é da comunicação social" (claro...) "e da Mota Engil"

Avelino sente pena do povo de Amarante...

Para mim o povo de Amarante está de parabéns e dá uma lição ao país.

Autárquicas 2005

Pausa para café antes de passar os olhos pelo abrupto. Aqui na tasca da rua não houve eleições autárquicas,.. Aqui na televisão reinam as sitcom's americanas. Retiro o que lá atrás sobre o interesse dos portugueses na política...

Autárquicas 2005

Já passou uma hora do encerramento das urnas e em www.stape.pt continuam a não haver resultados oficiais.

Autárquicas 2005

Miguel Beleza confessa a sua esquizofrenia na sede de carmona entre a possibilidade de os portugueses terem penalizado "disparates como a OTA e o TGV" ou "as medidas de austeridade que fazem falta ao país".

Autárquicas 2005

Até agora boas indicações quanto aos valores da abstenção... Aparentemente poderá ser 13% mais baixa do que à quatro anos... Esta tendência já se tinha verificado nas legislativas e pode indiciar uma maior consciência política dos portugueses.

Autárquicas 2005

Inúmeras reacções, umas com candidato outras com o pessoal político... Para as candidaturas independentes ganhou a democracia e o sistema eleitoral deve ser repensado, para outros houve ruído... (esta em ruído está a tornar-se um cliché)

Autárquicas 2005

Carmona em Lisboa, Rio no Porto, Seara em Sintra... Começa a desenhar-se uma tendência negativa para o PS. Os bandidos conseguem todos fazer eleger-se a excepção de Ferreira Torres. No entanto são ainda tudo projecções.

Autárquicas 2005

Realmente não me consigo fartar de votar... Perdoem-me o post muito pessoal. Estive no já habitual café pós-votação no "petiz do alva" em animada discussão política com os candidatos "xucialistas" à junta de agualva sobre as grandes opções para as áreas urbanas e a suposta dificuldade (segundo eles...) em passarem a sua mensagem... É sempre bom termos estas discussões. Agora já em casa resta esperar as primeiras projecções.

Autárquicas 2005


I just can't get enough

Autárquicas 2005

Isto da relação dos portugueses com a abstenção sempre me deixou baralhado... Qual é o efeito desta chuva-molha-parvos? É o mesmo dos dias de praia?

sexta-feira, outubro 07, 2005

Autárquicas 2005

Mais Informação

Para os meus visitantes que ainda estão indecisos não posso deixar de vos transmitir mais informação. Poderão consultar uma informação mais completa e séria em maisautarquicas2005 e de forma mais leve e bem disposta no meu vizinho Dolo Eventual.

Só um nota de rodapé... ainda bem que eu não voto na freguesia de Agualva... por lá o BE resolveu candidatar a presidente de junta Teodósio Alcobia (que eu tenho o raro prazer de conhecer, muito embora me furte a explicar as razões desse conhecimento) que foi um dos condenados do processo FP-25.... Ufff, do que eu me safei mudando de freguesia o ano passado.

Autárquicas 2005

As autárquicas que me interessam (VI)

Afinal até se consegue portar como homenzinhos nos debates... O debate de ontem na RTP correu bem melhor apesar de ser a cinco e já se conseguiu perceber mais ou menos quais as propostas de todos os candidatos para Lisboa.

Mas deixem-me voltar um pouco atrás....

Os meus amigos já repararam que por aqui apenas tenho falado de Sintra, da Junta do Cacém e por razão claramente não eleitoral, pois não é onde voto, sobre Lisboa. No entanto é a minha cidade, a capital do país, onde trabalho e passo a maior parte do meu tempo.

Comecemos por Sintra e pelo Cacém. Anteriormente deixei aqui a minha opinião sobre as candidaturas à junta de freguesia do Cacém que me fizeram chegar algum tipo de documentação. Na altura apenas tinha recebido panfletos do PS e da coligação PSD / CDS-PP / MPT / PPM, mas até hoje tb recebi da CDU.

Não denotei significativas diferenças entre as propostas dos candidatos, o que provavelmente indiciará que a análise que fazem dos problemas do Cacém é semelhante. Isso pode ser bom na medida em que os problemas são por demais evidentes, mas devido ao esvaziamento do papel das juntas para as populações de grandes centros urbanos como o Cacém a maioria das propostas estão em sintonia com as propostas dos respectivos candidatos à câmara municipal.

Dentro dessa lógica parece-me claro que a votação para a junta seja igual à escolha que se vai fazer para a câmara municipal, no intuito de evitar conflitos absurdos e desnecessários.

Vamos então a Sintra.

No caso do segundo maior concelho do país a seguir a Lisboa existem um sem número de problemas já identificados há muito tempo e mais uns quantos que ainda ninguém se lembrou de abordar. Além disso o concelho tem duas realidades totalmente diferentes com uma frente urbana que cresceu à volta da linha suburbana de comboio e tb uma zona rural com problemas específicos.

Nestas eleições estão em causa projectos de acessibilidades e transportes, equipamentos sociais, emprego, segurança, habitação, no fundo a qualidade de vida que muito falta neste concelho.

Lamentavelmente tenho uma certa secura de boca quanto às propostas apresentadas... sabem-me a muito pouco.

Em primeiro lugar temos Seara a defender um mandato que lhe veio parar as mãos à quatro anos sem ele saber muito bem como.

Logo de seguida temos João Soares que alguns já afirmaram ter sido o melhor presidente de câmara de Lisboa com uma espécie de projecto reciclado da coligação de esquerda para Lisboa mas a concorrer sozinho e com o objectivo de não se comprometer muito, apostando em promessas pouco ambiciosas.

Em terceiro lugar e sem grandes ambições, apesar de mossa que possa causar ao PS, fica Baptista Alves que tem um pensamento sobre o concelho devidamente estruturado pois já está na câmara à algum tempo e conhece bem a realidade do concelho, mas tb não apresentou novas e ambiciosas propostas além de poder vir a ser prejudicado pelo cada vez maior fenómeno da bipolarização partidária.

Não vou falar do BE porque considero que o candidato apresentado não está de acordo com a expressão eleitoral que os bloquistas já conseguiram no concelho. Para apresentarem candidatos como este mais valia não terem apresentado nenhum e focarem as suas atenções onde pode ter melhores resultados.

Fazendo um balanço sobre estas candidaturas, aquela que me parece mais capaz de fazer um trabalho razoável (as minhas expectativas não são muito elevadas) é a de João Soares.

Ao longo deste período eleitoral foi o único candidato a conseguir apresentar propostas concretas para o concelho que impliquem uma mudança nas infra-estruturas quanto a cuidados de saúde, equipamentos sociais e desportivos, educação, transportes e segurança. Pelo contrário Seara que defende um mandato, não foi capaz de apresentar propostas concretas para os próximos quatro anos e apenas deixou transparecer que “é fiel a Sintra”, que “ninguém pára Sintra” ou o Cacém, que deu mais refeições escolares que no mesmo período dos executivos socialistas, mas não conseguiu (no meu entender, claro) fazer passar propostas quanto às necessidades do concelho para os próximos 4 anos. Seara gosta dos grandes projectos, como o alargamento do IC19 e o Polis do Cacém que todos acabam por reivindicar pois são projectos que os municípios não conseguem fazer sem os governos entrarem com o dinheiro.

Quanto a Lisboa não farei aqui um apelo ao voto em nenhum dos candidatos. Fica ao vosso critério escolher o melhor.

No entanto só gostaria de salientar que os problemas de Lisboa, assim como os de Sintra são problemas de toda uma área metropolitana que cresceu de forma selvagem e não planeada e a resolução dos problemas de uns depende da concertação com os restantes concelhos… pareceu-me ao longo desta campanha que os candidatos a Lisboa não compreenderam que a maior parte dos problemas da capital reside fora das suas fronteiras geográficas.

Boas escolhas...

Autárquicas 2005

Notas rápidas


Vamos lá a actualizar o blog porque já começam a surgir os primeiros protestos e para protestos já chega aqueles que andam aí pela rua...

Para já actualizo a temática autárquica porque não quero incorrer em violações da lei eleitoral e pretendo respeitar o periodo de reflexão que começa hoje à meia noite.

Até domingo o site terá tb uma configuração ligeiramente diferente mas os restantes posts continuarão em arquivo.

A actualização de outros posts fica para o fim de semana, com mais tempo. De qualquer forma já temos novo filme da semana. "Alice", filme português de Marco Martins. Tenciono vê-lo este fim de semana pelo que depois vos digo se vale a pena.

quinta-feira, outubro 06, 2005

Autárquicas 2005

Tira-Teimas em Lisboa

É já hoje à noite na RTP1 o último debate autárquico de Lisboa antes do final da campanha.

Desta vez é com todos os candidatos por isso devemos estar atentos a quem comprimenta quem, e quem grita mais... Será que o Carrilho vai levar a Bábá?

terça-feira, outubro 04, 2005

Um lider com piada

Oh para mim a fazer piadas sobre o "Eclipse do Sócrates", devia era estar calado porque se eu chegar às legislativas já é uma sorte ter deputados que encham o táxi...

Procura-se presidente...

Como toda a gente sabe, Portugal não é um país civilizado por causa dos trotskistas...

Dr. Portas, embora não o mereçamos venha à luta para podermos ser um país Europeu e civilizado... não fique em casa e chegue-se à frente.

Há uma responsabilidade histórica à sua espera... (estes argumentos das responsabilidades históricas são sempre bons para convencer a direita)

Fui ali roubar um "banner" à TSF e já volto....

Espero que eles não fiquem incomodados porque este roubo é assim mais em forma de elogio do que em forma de desprezo... deus me livre... antes pelo contrário porque tenho os moços da TSF em muito boa conta...

De qualquer forma, este "banner" será o que vai acompanhar os meus posts autárquicos até à noitada eleitoral do próximo domingo.

Um "banner" fica sempre bem em qualquer post :)

Cada vez mais confuso

Aqui à quase um ano atrás deixei aqui patente a minha confusão sobre a vida política nacional....

Havia na altura aspectos que me deixavam baralhado sobre a luta entre esquerda e direita.

Neste momento estou a ter um "dejá vu" de toda a minha confusão... Afinal se Marques Mendes for mesmo um perigoso sindicalista radical, a minha relação de valores está toda baralhada.

Dois pesos e duas medidas

Marques Mendes, que se tem multiplicado em passeios pelo país num apoio a todos os candidatos do PSD (à excepção de Luís Filipe Menezes) disse numa terra qualquer que o presidente da câmara lá do burgo era um bom exemplo para o país.

Não interessa para nada saber que terra era nem qual era o presidente até porque a comunicação social não se importou muito com isso.... O importante é destacar que o actual presidente da terra foi constituído arguido num processo e por isso optou (ele ou o partido) por não se candidatar... entretanto já saiu o julgamento e a sentença foi a absolvição, mas por azar os cartazes já estavam impressos....

Até aqui tudo bem, e ainda bem que o sistema judicial funcionou e o senhor foi ilibado das acusações que sobre ele pendiam.
A questão é a coerência de Marques Mendes... então se este que não se candidatou nem criou uma candidatura independente é um exemplo, então a Isabel Damasceno é o quê?

(Post em actualização...)

Imagem "gentilmente" cedida pelo "Courrier International"

segunda-feira, outubro 03, 2005

World Press Photo 2005

Uma pessoa que trabalha nas nossas modernas e globalizadas empresas necessita permanentemente de um boa agenda em papel ou digital para manter o planeamento em ordem.

Esta maldade que nos têm vindo a fazer ao longo dos anos obriga-me a ter de planear o meu fim de semana como se fosse um dia normal de trabalho, pois caso contrário ficaria sentado todo o dia no sofá a ver televisão com o cérebro esmigalhado pela qualidade da programação vespertina de fim de semana.

Eu compreendo se não entenderem esta necessidade de planeamento, mas eu comparo-a à estupidez que convidar o colega do lado para um café, por mail...

No planeamento deste domingo coube o World Press Photo 2005, que novamente está patente no CCB.

Vale a pena a visita embora o preço não seja convidativo para os dias de crise (3.5€) e o local da exposição pudesse ser mais nobre (na sub-cave).

Não quero deixar aqui as minhas opiniões sobre a exposição pois na maioria dos casos as fotos são muito fortes... só vendo...

Salsa Latina (continua...)

Em 17 de Julho de 2002 um destacamento de 78 militares espanhóis com cinco helicópteros, o apoio de dois submarinos, dois vasos de Guerra e a cobertura de vários F-18, recuperou o penhasco de "Perejil" que possuí uma área total inferior a 1km2 e a 200m de distância de terra firme marroquina. A 11 de Julho do mesmo ano alguns militares marroquinos tinham ocupado o calhau reivindicando a anexação deste território para Marrocos.

A falta de critério espanhola para tratar os diversos assuntos que lhe dizem respeito quanto à autonomia de pequenos territórios na Europa ou em África é total. A Espanha que defende a integração de Gibraltar na grande família espanhola, defende em sentido inverso a necessidade histórica de permanecer em Melilla, em Ceuta, nas ilhas Xafarinas e no calhau com nome de Salsa (em português) que se consegue atingir a nado da costa Marroquina sem grande esforço.

Nenhum país Europeu pode compreender no Sec. XXI a necessidade de manter portas estratégicas de entrada no mediterrâneo, especialmente quando os locais em causa não conseguem suportar qualquer tipo de armamento utilizado actualmente. Espero que os espanhóis não esperem que a fortaleza que os portugueses deixaram em Ceuta sirva para alguma coisa em caso de conflito...

A incoerência da política “ultramarina” espanhola só é comparável com o que diariamente acontece nos territórios africanos de Espanha.

Todos os dias dezenas e centenas de magrebinos e subsarianos pagam fortunas a passadores que os levam a atravessar grande parte do deserto, durante meses sob um sol abrasador, apenas com a ténue possibilidade de saltar um arame farpado e entrar no suposto “el dorado” europeu, pela grande porta espanhola.

Para evitar esse aparente cataclismo europeu de deixar entrar toda a gente, os espanhóis que vivem em Ceuta e Melilla vivem como os colonos judeus nos territórios ocupados da palestina. Vivem uma vida aparentemente tranquila, na medida em que haja um fosso com alguns metros à volta deles, com uma vedação de arame farpado com 3m e uma quantidade considerável de guardas armados com cães e câmaras de vigilância.

Se porventura fosse cidadão das cidades autónomas de Ceuta e Melilla já me teria vindo embora.

Para os espanhóis a defesa da fortaleza “Europa” faz-se directamente em África.

E se por acaso algum conseguir sobreviver ao Sahara, ao arame farpado, aos cães e às armas a Espanha já disponibilizou na última semana alguns veículos blindados (vai começar a faltar espaço em Ceuta e Melilla)... (continua...)

Somos os piores

Um assunto já abordado por mim (ao leve), lá para trás... mas agora numa perspectiva não portuguesa.

Madrid
Spain has suffered a further erosion this year in its ability to compete in the global economy, according to the results of an annual survey by the World Economic Forum.


Spain slipped to 29th position in 2005 in the Geneva-based WEF's Growth Competitiveness Index rankings from 23rd last year. The index was based on a survey of 11,000 business leaders in 117 economies worldwide, as well publicly available data. The survey uses a broad range of factors affecting the business environment, such as the macroeconomic scenario, the quality of public institutions and the level of technological progress.

Arruada II

O melhor de estar perto de levar na tromba é quando os críticos são abafados pelos apoiantes aos gritos. Viva o Sr. Dr.... Viva....

Eclipse



De vez em quando é bom ver as coisas de outra perspectiva para combater a monotonia dos dias que vivemos.

Recta final

Bom dia...

A campanha para as autárquicas entra na recta final e só já falta uma semana para nos vermos livres destes candidatos que acusam os turistas de mijar em monumentos nacionais, que pretendem colectivizar a cova da moura, que não têm boas maneiras, ou fugiram da justiça...

Só mais uma semana deste folclore que em nada favorece a já de si péssima imagem dos nossos políticos.