segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Dúvidas?

Ontem o Sunday Telegraph revelou que existem no Pentágono, em cima da secretária de Rumsfeld, planos para uma possível invasão do Irão.

Se dúvidas houvesse sobre a "Pax Americana" preconizada pela administração Bush, esta é a melhor resposta.

Numa altura em parecia que os Americanos tentavam envolver a União Europeia no assunto das pretensões nucleares iranianas devido ao cada vez mais profundo buraco iraquiano, devido a um défice orçamental bastante extenso e a uma crescente oposição da opinião publica, Rumsfeld começa já a preparar aquilo que no pior dos cenários nos pode arrastar a todos para uma guerra sem sentido.

No entanto importa perceber que do ponto de vista americano (geo-estratégicamente, o centro do mundo) todos os países não cooperantes com a ideia americana de democracia e paz, são potenciais inimigos, o que quer dizer que em algum momento quase todos os países do mundo tiveram delineados numa qualquer secretária do pentágono planos da sua própria invasão.

Resta saber até que ponto as Nações Unidas e mais concretamente o Conselho de Segurança conseguem segurar as pontas deste grande problema, sem que ele passe por uma intervenção militar.

Sem comentários: