sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Intolerável

A liberdade de expressão é algo a que nem todos aderem da mesma forma entusiástica. A liberdade de pensamento é muitas vezes mal compreendida noutras paragens do globo, mas todos nós que defendemos a liberdade de forma incondicional sabemos que a liberdade de que gozamos só pode ser verdadeiramente exercida se também se manifestar no respeito pelos outros, pelas suas crenças e pelas suas opiniões.

É essa correlação de valores não necessariamente cristã (até porque durante grande parte da história a Igreja Católica se esforçou por não nos permitir a liberdade de expressão) que utilizamos ou deveríamos utilizar cada vez mais na Europa.

No entanto, aprendemos à muito que o respeito que devemos aos outros não se pode confundir com a capacidade de nos rirmos uns dos outros e de aceitarmos com desportivismo as criticas que nos fazem pois por vezes exploram as nossas próprias incoerências.

O que é intolerável é não se vislumbrar qualquer correlação de valores morais para se criticar a existência de caricaturas sobre o profeta Maomé, quando ao mesmo tempo se preconiza a morte da civilização ocidental.

Intolerável é assistir ao pedido de desculpas de um director de jornal por pressão de uma comunidade intolerante, que deliberadamente não pretende adoptar nenhum dos valores dos países que os acolhem.

Intolerável seria calar-nos perante o medo de possíveis represálias ao nosso estilo de vida e às nossas democracias, com todos os defeitos que elas tenham.

Este blog e o seu proprietário, está, sempre esteve e estará do lado da democracia e da liberdade de expressão e neste momento apoia incondicionalmente a Democracia Dinamarquesa das ameaças e intimidação que tem vindo a sofrer.


2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem!!

pedro oliveira disse...

Apoiado.