quinta-feira, novembro 23, 2006

Solitariedades - Altman, um contador de histórias

Comecei a apreciar a sua obra no início da década de 90. Hoje sei que se tratou do seu regresso à ribalta. Short Cuts passou no King e foi aportuguesado para “Os Americanos”.
Ao contrário do que é frequente, o aportuguesamento do título parecia apropriado. O filme retrata várias histórias vividas em Los Angeles. Uma dona de casa e Mãe que atende uma linha erótica enquanto dá de comer ao filho de colo. Um polícia autoritário e adúltero. Uma pescaria que resulta na descoberta de um cadáver, etc. Surpreendente é o facto do filme nunca ter sido lançado em DVD... À semelhança de outros filmes de Altman, o elenco era imenso, em qualidade e em quantidade. Alguns exemplos: Andie MacDowell, Tim Robbins, Julianne Moore, Matthew Modine, Anne Archer e Jennifer Jason Leigh.

Depois de Short Cuts, assisti a O Jogador, também com Tim Robbins e anterior a Short Cuts. Se Short Cuts retratava realidades várias da sociedade americana, O Jogador fazia o mesmo, mas no universo de Hollywood. Prêt-à-Porter surge em 1994. Quem viu não esquece aquele final extraordinariamente surpreendente e original. O “rei” ía nu e era o mundo da moda…

O último registo que recordo é Gosford Park. O dono de uma casa senhorial britânica é assassinado. Apesar de a acção girar em torno da procura do “culpado”, o filme retrata a estrutura de classes da sociedade britânica na década de 30 do século passado. Mais uma vez, o elenco é riquíssimo.

Devo dizer que a notícia da sua morte me surpreendeu. Habituei-me de tal forma a apreciar as histórias que escolhia contar em filme, que o seu desaparecimento físico nem sequer hipótese era. Mas aconteceu. Estas linhas são apenas uma humilde homenagem a um cineasta que comecei a conhecer há mais de dez anos e cuja obra a Academia ainda foi a tempo de reconhecer. Confesso que a minha curiosidade relativamente aos filmes pré-90s aumentou. Que descanse em paz e que a sua obra continue a marcar as vidas de alguns.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro pouremuz, de apreciador para apreciador, informo que pode adquirir o DVD do Shortcuts via Amazon em: http://www.amazon.co.uk/Short-Cuts-Robert-Altman/dp/B000G8NZ1W/sr=1-2/qid=1164574671/ref=pd_bowtega_2/203-4110323-5827107?ie=UTF8&s=dvd

Abraço
PV