quinta-feira, dezembro 07, 2006

The Bridge

Escrever sobre o suicídio não é fácil. Felizmente é um assunto que não conheço bem, mas tenho a certeza que é algo que passa demasiadas vezes pela cabeça das pessoas quando se sentem encurraladas. Depois há aqueles que se suicidam sem que tal fosse previsível, de quem pensámos não terem problemas pessoais que os levassem ao suicídio, mas se calhar até por causa disso. A solidão, as dividas, a pressão competitiva, a exclusão ou a discriminação, são todas razões pelas quais as pessoas se matam. Mas na realidade nunca saberemos o que pensa uma pessoa no momento em que decide matar-se. No momento em que decide que atingiu um ponto de não retorno.
A sociedade moderna além de não estar, na maioria das vezes, atenta aos sinais, também proporciona inúmeras possibilidades de concretização do suicídio.
Enquanto a maioria de nós celebra o êxito do génio humano, outros vêm oportunidades de por termo às suas vidas. Provavelmente será sempre assim, e sempre existirão perguntas sem resposta.


1 comentário:

Nuno Guronsan disse...

E quem de nós nunca se sentiu encurralado? A questão é a forma como enfrentamos quem ou o quê que nos colocou nesse beco aparentemente sem saída... Mas não há uma forma fácil de escrever sobre isto. Bonitas palavras, meu amigo.