terça-feira, janeiro 02, 2007

Exigências para todos os gostos

Não há qualquer enigma na mensagem de Ano Novo do Presidente da República. Ainda que se ande por aí a dizer que o Cavaco é afinal de esquerda, até porque a Maria disse numa entrevista que sempre se identificou com as grandes bandeiras da esquerda, o Aníbal não pode estar constantemente a fazer o contrário do que o seu eleitorado exige.
Em ultima análise até podemos dizer que quem elegeu o Sócrates foi também quem elegeu Cavaco, o que em abono da verdade até é capaz de ser verdade.
Mas o apoio politico não veio da esquerda mas sim da direita que é quem mais provavelmente o poderá voltar a apoiar no futuro em vez de esquerda. (a não ser que ocorra o mesmo que aconteceu com Soares no segundo mandato).
Dai que o Presidente tenha não só de lançar sinais que apoia a vertente reformista deste governo, mas também que é muito exigente em relação a essas reformas.
O que Cavaco pretende é marcar a agenda politica, o que tem vindo a ser feito pelo governo. Precisa que o governo cumpra com aquilo que provavelmente já está a fazer, para que o presidente diga que teve visão estratégica e só apostou na cooperação com o governo porque este seguiu o caminho delineado por Belém. Se os resultados aparecerem Cavaco fica bem na fotografia porque este lá. Se não aparecerem resultados também fica bem na fotografia porque poderá sempre dizer que avisou nos seus discursos para a necessidade de exigência e o governo falhou, abrindo o caminho a uma maioria do seu partido de origem. Cavaco ganha sempre independentemente do caminho que o País seguir no próximo ano.

Sem comentários: