quinta-feira, janeiro 18, 2007

Solitariedades - Citando 1

"Under capitalism, we can't have democracy by definition. Capitalism is a system in which the central institutions of society are in principle under autocratic control. Thus, a corporation or an industry is, if we were to think of it in political terms, fascist."

Noam Chomsky

2 comentários:

Anónimo disse...

Obviamente discordo em absoluto!...é uma frase digna de um Marxista-Leninista do início do Séc.XX!
Mas estamos um século mais à frente.
O que o Chomsky não percebeu foi que durante um século, todos os Estados que optaram pela alternativa, pelo não-capitalismo claudicaram! Falharam redondamente, especialmente na democracia! Em relação à economia deixaram os seus países de rastos!

Ao senhor Chomsky, custa-lhe admitir o personalismo inevitável (e saudável) ligado ao sucesso empresarial. Custa-lhe também admitir que em termos políticos as sociedades mais desenvolvidas são também profundamente democráticas. E é o poder político que controla ou regula o poder económico. Obviamente o sistema tem falhas, há muitos oportunistas no mundo e déspotas...mas isso haverá sempre em qualquer sistema. Não vejo é qual é o problema do sistema actual, desde que se actualize/flexibilize ao longo do tempo..e é o que tem feito!

Jorge Barata disse...

pdamásio, daquilo que conheço de Chomsky, duvido que ele tivesse algum problema em partilhar de algumas das perspectivas que referes no teu comentário. Mais ainda duvido de que enfiasse a carapuça que lhe queres colocar.