sexta-feira, setembro 09, 2005

Economices II

Em 19-08-05 tinha referido as noticias divulgadas pelo INE relativamente ao desenvolvimento da economia nacional em que destaquei o único ponto que na altura me parecia positivo, que era o aumento da produção industrial.

Ontem o Primeiro-Ministro apresenta o balanço para o segundo semestre também divulgado pelo INE e regozija com o facto de termos efectivamente crescido 0.5% em relação ao período homólogo da ano passado e cerca de 1% em relação ao primeiro trimestre.

Falta prudência nas afirmações do primeiro-ministro. Sócrates sabe bem que este tipo de aumento não é estrutural mas relacionado com o já habitual fôlego que a nossa economia ganha no período do Verão e que no Inverno tudo volta a ter de apertar pois não há esplanadas nem praias cheias. Mas apesar de tudo enquanto o pau vai e vem, folgam as costas…

Infelizmente eu tinha razão no post anterior sobre este assunto, pois este aumento deve-se à dinamização do consumo privado, o que qualquer economista dirá não ser a forma mais consolidada de crescer.

1 comentário:

Bruno Gouveia Gonçalves disse...

O pior de tudo, é que o aumento do IVA foi o impulsionador do aumento do consumo privado, principalmente ao nível dos bens duradouros. A partir de agora, as coisas só pioram...