segunda-feira, setembro 05, 2005

Memória Curta


É essencial não confundir os americanos com o seu governo nem ver nesta tragédia e na inabilidade da admnistração americana em reagir qualquer tipo de justiça em relação ao que o governo americano tem vindo a fazer pelo mundo.

Pela Europa fora e pela America Latina ecoa uma espécie de sentimento de entusiasmo por os americanos estarem em dificuldades. Como quem diz, foram rápido para o iraque mas agora são lentos com a sua população...

Pode ser que a administração americana passe a ser mais humilde com toda esta situação, mas falta memória aos europeus do tempo em que uma europa devastada pela guerra não tinha sequer o que comer.

A ingratidão é uma coisa muito feia.

3 comentários:

Bruno Gouveia Gonçalves disse...

Creio que o entusiasmo de que falas, é/foi induzido pela comunicação social.É preciso compreender a dimensão da tragédia, e ter a sensibilidade ética e moral, de compreender o problemas e as suas legítimas causas. Assim evitavam-se crónicas completamente escusadas, como a de Joana Amaral Dias hoje no DN...

José Raposo disse...

Já estive a ler e parece-me que se espera que um fenómeno natural como o Katrina seja o catalisador do desmonoramento da sociedade americana como a conhecemos. Parece-me que há um pouco de al-qaeda em cada um destes comentadores.

Bruno Gouveia Gonçalves disse...

Pois, de facto parece existir uma espécie de terrorismo literário, de repercussões exclusivamente políticas.

P.S. Achei muito subtil a tua expressão "que se espera".