terça-feira, setembro 13, 2005

Movimento 560


Não sei porquê mas desconfio sempre deste tipo de medidas que visam proteger a nossa economia pervertendo o normal funcionamento do mercado.

Todos os países do mundo tiveram desde sempre a tentação de impor medidas proteccionistas para protegerem os seus mercados da entrada de produtos estrangeiros e Portugal não é excepção. Como país de comerciantes tentámos sempre comercializar as nossas mercadorias com os outros, tentanto evitar que entrassem em Portugal produtos que concorressem com os nossos.

No entanto, hoje em dia é um pouco absurdo tentar numa economia aberta como a nossa proteger produtos exclusivamente portugueses, quando na maior parte dos casos não têm a qualidade dos seus congéneres Europeus ou até Asiáticos.

Não quero com isto dizer que neste país só se faz mal... pelo contrário... Mas aquilo que se faz bem foi impulsionado pela necessidade de adaptação a uma mercado mais exigente e não ao abrigo de um qualquer guarda-chuva governamental, a que estamos tão habituados.

É de louvar a iniciativa dos jovens estudantes que criaram este movimento e é de louvar o interesse que manifestam pela economia Portuguesa e pelo estado do país.

Mas é preciso ter atenção que em muitos casos comprar produtos portugueses serve os interesses daqueles cujas empresas fogem ostensivamente aos impostos, é proteger os interesses daqueles que não fornecem adequadas condições de trabalho aos seus trabalhadores e fecham as suas fábricas à primeira contrariedade deixando para trás ordenados em atraso.

Muitas e muitas vezes os produtos estrangeiros contribuem para um aumento da riqueza do país e também para um emprego mais seguro e uma maior organização/competitividade do trabalho, apesar dos fenómenos de deslocalização que temos assistido.

2 comentários:

Bruno Gouveia Gonçalves disse...

O objectivo do movimento 560 não constitui, pelo menos de maneira directa, uma medida de proteccionismo da nossa economia, no sentido em que procura estimular o consumo de produtos nacionais procurando promover as empresas portuguesas.

A sua finalidade é mais ao nível das mentalidades, do que propriamente o PIB. A longo prazo, estas variáveis (principalmente a última), podem-se alterar.

José Raposo disse...

Eu compreendo o alcance dos objectivos do movimento mas duvido que a maioria dos portugueses veja para lá do objectivo de comprar produtos portugueses. Além disso o que os portugueses vêm é o preço e esse nem sempre é favorável aos produtos portugueses