quinta-feira, setembro 01, 2005

MASP 3 - Soares é... baril, curtido ou bacano. (é só escolher)

A nossa referência nacional em termos presidenciais acaba de descer do seu pedestal para mais uma luta... afinal o animal politico dentro daquele vasto e bem alimentado corpo estava apenas adormecido e a crise que a esquerda revela em escolher um candidato presidencial foi o empurrão que Soares precisava. Isso e a possibilidade de voltar a confrontar-se directamente com Cavaco pois nunca tiveram a oportunidade de concorrer às mesmas eleições.

Mas Soares não precisa desta candidatura para fundamentar a sua importância no país e o seu papel na implementação da democracia, antes e depois do 25 de Abril. Soares é orgulhoso e dotado de um fenomenal ego e não resistiu ao apelo sebastianico de salvador da pátria.

Acaba de se apresentar com uma candidatura unificadora e globalizante, novamente com objectivo de ser o presidente de todos os portugueses e não só dos socialistas. Resta saber o que Soares pensa que o Sampaio andou a fazer estes anos todos e também se irá chatear-se com ele tal como aconteceu com o Manuel Alegre.

Soares acaba de carimbar a crise em que se encontra o país. Falta de soluções à esquerda e incógnitas à direita numa altura em que o barco se afunda e os ratos começam todos a fugir.

Mário Soares tem todas as condições para ser presidente, e é até provável que possa ganhar as eleições que continuam estranhamente sem candidatos à direita. Mas Soares sabe no seu íntimo que não deveria ser o candidato presidencial.

Mas em democracia as coisas são mesmo assim, se não gostamos daqueles que se nos apresentam para eleição podemos sempre ocupar o seu lugar.

2 comentários:

Pedro Santos Cardoso disse...

É, é uma questão de escolha. Faz-me lembrar um post que escrevi em Julho em http://odoloeventual.blogspot.com/2005/07/melhor-que-soares-fixe-vai-ser-difcil.html

José Raposo disse...

Exacto, até acabámos por escolher as mesmas expressões por estarem tão na moda... hoje tb já me disseram que podia perfeitamente ser "Soares tá-se bem", ou "Soares é cool"