segunda-feira, setembro 12, 2005

Regalias vs Competência

O governo aprovou finalmente a lei que prevê um mais claro regime para os gestores públicos. Este regime prevê limitações quanto aos ordenados, mas principalmente em relação aos benefícios (visas, carros, bónus, etc.) e fundamentalmente prevê a divulgação pública de quanto custam os gestores de empresas pública o que só pode ser benéfico para a transparência desta gestão.

No entanto a nossa sociedade que está desde à algum tempo confrontada com opções quando à forma de gerir o estado e por acréscimo as empresas publicas, tem de compreender que para este tipo de medidas clarificadoras, existe também um reverso da medalha.

Todos sabemos que o sector privado paga mais do que o publico, e todos sabemos que por essa razão o sector privado tem vindo a atrair os melhores gestores que por isso se fazem pagar muito bem.

Por isso é importante que saibamos que limitar os rendimentos e as regalias dos gestores públicos pode gerar uma debandada de gestores para o sector privado e abrir muitas vagas para Fernandos Gomes e Armandos Varas e para uma ainda maior partidarização do estado.

Sem comentários: